segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Fim do mundo maia é um erro de interpretação, diz arqueólogo


O prognóstico maia do fim do mundo foi um erro histórico de interpretação, segundo revela o conteúdo da exposição "A Sociedade e o Tempo Maia" inaugurada recentemente no Museu do Ouro de Bogotá.
O arqueólogo do Inah (Instituto Nacional de Antropologia e História do México) e um dos curadores da mostra, Orlando Casares, explicou à Agência Efe que a base da medição do tempo desta antiga cultura era a observação dos astros.
EPA
O tempo, na concepção maia, tinha início e fim, mas isso não significava que ocorreria uma catástrofe dizimadora
O tempo, na concepção maia, tinha início e fim, mas isso não significava que ocorreria uma catástrofe dizimadora
Eles se inspiravam, por exemplo, nos movimentos cíclicos do Sol, da Lua e de Vênus, e assim mediam suas eras, que tinham um princípio e um final.
"Para os maias não existia a concepção do fim do mundo, por sua visão cíclica", explicou Casares, que esclareceu: "A era conta com 5.125 dias, quando esta acaba, começa outra nova, o que não significa que irão acontecer catástrofes; só os fatos cotidianos, que podem ser bons ou maus, voltam a se repetir."
Para não deixar dúvidas, a exposição do Museu do Ouro explica o elaborado sistema de medição temporal desta civilização.
"Um ano dos maias se dividia em duas partes: um calendário chamado 'Haab' que falava das atividades cotidianas, agricultura, práticas cerimoniais e domésticas, de 365 dias; e outro menor, o 'Tzolkin', de 260 dias, que regia a vida ritualística", acrescentou Casares.
A mistura de ambos os calendários permitia que os cidadãos se organizassem. Desta forma, por exemplo, o agricultor podia semear, mas sabia que tinha que preparar outras festividades de suas deidades, ou seja, "não podiam separar o religioso do cotidiano".
Ambos os calendários formavam a Roda Calendárica, cujo ciclo era de 52 anos, ou seja, o tempo que os dois demoravam a coincidir no mesmo dia.
Para calcular períodos maiores utilizavam a Conta Longa, dividida em várias unidades de tempo, das quais a mais importante é o "baktun" (período de 144 mil dias); na maioria das cidades, 13 "baktunes" constituíam uma era e, segundo seus cálculos, em 22 de dezembro de 2012 termina a presente.
Com esta explicação querem demonstrar que o rebuliço espalhado pelo mundo sobre a previsão dos maias não está baseado em descobertas arqueológicas, mas em erros, "propositais ou não", de interpretação dos objetos achados desta civilização.
De fato, uma das peças-chave da mostra é o hieróglifo 6 de Tortuguero, que faz referência ao fim da quinta era, a atual, neste dezembro, a qual se refere à vinda de Bolon Yocte (deidade maia), mas a imagem está deteriorada e não se sabe com que intenção.
A mostra exibida em Bogotá apresenta 96 peças vindas do Museu Regional Palácio Cantão de Mérida (México), onde se pode ver, além de calendários, vestimentas cerimoniais, animais do zodíaco e explicações sobre a escritura.
Para a diretora do Museu do Ouro de Bogotá, Maria Alicia Uribe, a exibição sobre a civilização maia serve para comparar e aprender sobre a vida pré-colombiana no continente.
"Interessa-nos de alguma maneira comparar nosso passado com o de outras regiões do mundo", ressaltou Maria sobre esta importante coleção de arte e documentário.
A exposição estará aberta ao público até 12 de fevereiro de 2012, para depois deve ser transferida para a cidade de Medellín.

Fonte: Folha.com
Edição: Antonio Luis

Lula chega a hospital para primeira sessão de quimioterapia


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou por volta das 10h desta segunda-feira (31) ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para a realização da primeira sessão de quimioterapia. Ele chegou de carro e entrou pela garagem.
Dimenstein: O câncer de Lula me envergonhou
Ex-presidente Lula está com tumor na laringe, diz hospital
Lula é um exemplo e vai vencer doença, diz Dilma
Doença de Lula repercute na imprensa internacional
Políticos brasileiros lamentam doença do ex-presidente Lula
Editoria de Arte/Folhapress
No sábado, após realizar exames em Lula, os médicos detectaram um tumor de laringe. O resultado da biópsia a que ele foi submetido tem previsão de sair hoje. As sessões de radioterapia começarão em dois meses e devem durar sete semanas.
O tumor na laringe tem cerca de 3 cm, segundo a Folha apurou com médicos do hospital.
Segundo o médico oncologista Artur Katz, o tumor "não muito grande" foi descoberto na manhã de sábado. "As chances de cura são excelentes", completou. Lula é ex-fumante e tinha o hábito de fumar cigarrilhas.
Katz informa que uma das causas importantes para o câncer na laringe é o fumo. Mas também existem causas virais e não é possível ainda dizer o que levou ao desenvolvimento do tumor de Lula.
No sábado, Lula recebeu a visita do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que relatou tranquilidade do ex-presidente.
"Dona Marisa, Lula estão tranquilos, confiantes, porque o problema dele tem cura. Foi pego no início, então as perspectivas são boas", disse o ministro.
Na última quinta-feira (27), Lula comemorou seu aniversário de 66 anos no instituto que leva seu nome. Em uma pequena cerimônia com funcionários, na sede da organização, em São Paulo, o ex-presidente ganhou um bolo.
Apu Gomes/Folhapress
Lula chega, acompanhado de sua mulher, Marisa Letícia, para primeira sessão de quimioterapia
Lula chega, acompanhado de sua mulher, Marisa Letícia, para primeira sessão de quimioterapia


Fonte: Folha.com
Edição: Antonio Luis

sábado, 29 de outubro de 2011

ZEZÉ FAZ SHOW EM CURITIBA E SE EMOCIONA AO FALAR DO IRMÃO

Zezé chora ao cantar 'Eu Voltei': Passa um filme na minha cabeça; é foda. Foto: Joyce Carvalho/Especial para Terra
Zezé chora ao cantar 'Eu Voltei': "Passa um filme na minha cabeça; é foda"
Foto: Joyce Carvalho/Especial para Terra

O show de Zezé di Camargo sem Luciano poderia parecer morno, sem graça. Teve gente que até devolveu ingresso antes da apresentação, pensando que isto aconteceria. Mesmo se emocionando durante o show, Zezé se superou no palco, conseguiu dar o recado e deixar os fãs emocionados e extasiados com os sucessos da carreira de duas décadas da dupla. O show, sem Luciano, internado após sofrer um mal estar causado por excessos de diuréticos, aconteceu na noite desta sexta-feira no Teatro Guaíra, em Curitiba.
Os fãs ajudaram Zezé deste o início do show, cantando todas as músicas e apoiando o ídolo a todo momento. Exemplo disto foi quando Zezé di Camargo não conseguiu segurar as lágrimas ao cantar O Portão, música de Roberto Carlos, cujo refrão traz: "eu voltei / agora pra ficar / porque aqui / aqui é o meu lugar". A música não estava no script do show. "Passa um filme na minha cabeça. É foda", disse ao público após terminar a canção. Todos aplaudiram Zezé de pé. Ele ainda confirmou, durante o show, que os pais viajaram até Curitiba nesta sexta-feira ao saberem da internação de Luciano.
Zezé não escondeu o que estava sentindo dos fãs. Depois de cantar as duas primeiras músicas do show, ele parou e conversou com o público, que lotou o Teatro Guaíra. Zezé relembrou que houve discussão com Luciano cerca de meia hora antes do show de quinta-feira, algo considerado normal entre irmãos, nas palavras do próprio Zezé.
Ele disse que Luciano deixou o teatro no "ímpeto da discussão". "Ele foi para o hotel, a produção foi buscá-lo e ele entrou no palco. Para a minha surpresa, fez a declaração que foi uma bomba no Brasil hoje. Não posso levar em consideração. Da minha parte, não. Da minha parte, Zezé e Luciano vão continuar para a vida inteira, até quando ficar sem voz. Falei no ouvido dele (quando estava no hospital visitando o irmão): vou fazer o show, vim te buscar. Não adianta querer separar. Onde você for, eu vou", afirmou Zezé, arrancando muitos aplausos dos fãs.
O cantor revelou ainda que não conversou com Luciano sobre o episódio da última quinta-feira e que, por ele, a dupla não vai terminar. "A dupla só acaba se meu irmão quiser mesmo. Somos irmãos acima de tudo", contou Zezé, que considerou o fato como "acidente de percurso".
"Vamos cantar até ser um quarteto, com duas enfermeiras segurando o soro atrás", comentou. Durante o show, Zezé ainda disse que estava sentindo "uma puta falta" de Luciano e que estava com muita vontade de abraçá-lo.
Apesar disso tudo, Zezé conseguiu levantar a plateia no Teatro Guaíra, cantou sucessos, improvisou, chegou bem pertinho do público, tirou foto com fãs. Deu tudo aquilo que o público esperava dele nesta sexta-feira, em um show de cerca de duas horas e quinze minutos.
"Foi um show maravilhoso. Valeu muito. Mas é uma pena esta situação toda", avaliou a professora Sirlene da Silva após a apresentação. "O show foi ótimo. Zezé deu a volta por cima. Foi muito emocionante. A gente viu que tudo foi real, que ele realmente estava sentido. É triste ver uma situação como esta", opinou a dentista Lucilene Marcondes.
Fonte: Portal Terra
Edição: Antonio Luis

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Veja duplas sertanejas que se separaram


A crise enfrentada esta semana por Zezé di Camargo e Luciano não é novidade no mundo sertanejo.

Confira abaixo duplas sertanejas que se separaram após o sucesso --e que, em alguns casos, acabaram voltando à ativa tempos depois:
  • Rick e Renner: anunciaram a separação em dezembro do ano passado, após 25 anos, alegando motivos profissionais
  • Hugo Pena e Gabriel: encerraram a parceria em maio deste ano, seguindo suas carreiras separadamente
  • Bruno e Marrone: comunicaram separação temporária após acidente de helicóptero sofrido por Marrone em maio
  • Edson e Hudson: os irmãos se separaram em 2009 e, à época, foram mencionados os problemas de Edson com o álcool. Em setembro deste ano, eles reformaram a dupla e voltaram a fazer shows
  • Chrystian e Ralf: se separaram em 1999 dizendo que a relação estava desgastada, mas voltaram a gravar e trabalhar juntos em 2001
  • João Mineiro e Marciano: a separação ocorreu em 1993, e João Mineiro criou nova dupla com Mariano

Fotomontagem
Rick e Renner (no alto, à esq.), Hugo Pena e Gabriel (alto, à dir.), Bruno e Marrone e Edson e Hudson
Rick e Renner (no alto, à esq.), Hugo Pena e Gabriel (alto, à dir.), Bruno e Marrone e Edson e Hudson


Fonte: Folha.com
Edição: Antonio Luis

Roseana passa governo para o vice; PT comanda MA pela 1ª vez


A governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), vai tirar uma licença de dez dias e passar o cargo ao vice-governador Washington Luiz Oliveira (PT) nessa sexta-feira (28). Será a primeira vez que o petista assumirá o comando do Estado.
Nesse período, Roseana deve fazer um chekc-up em São Paulo e pode aproveitar para fazer uma pequena cirurgia de correção no canal de lacrimejamento dos olhos.
Ela deve volta às suas atividades normais no Palácio dos Leões, sede do Executivo estadual do Maranhão, na segunda-feira, 7 de novembro.
"Vou descansar um pouco, viajar, para recuperar minhas forças, porque em 2012 teremos um ano intenso com o aniversário dos 400 anos de São Luís, e voltar a trabalhar como sempre faço. Vou tranquila, pois o Washington tem muita experiência e tem toda nossa confiança", afirmou Roseana Sarney, após a transmissão do cargo.
O governador em exercício, Washington Oliveira, disse que dará prosseguimento às ações já determinadas pela governadora Roseana. "Fazemos umgoverno compartilhado, sempre a representando em atividades e em cerimônias. Temos, portanto, bastante afinidade", destacou.
Ele ressaltou que o Partido dos Trabalhadores (PT), em mais de 30 anos de história no estado, chega oficialmente pela primeira vez ao comando do Poder Executivo. "É um momento histórico", ressaltou.
Na análise do secretário de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, a transmissão do cargo sinaliza o bom entrosamento entre a governadora Roseana Sarney e o vice Washington Oliveira, além de confiança mútua que há entre as duas lideranças políticas no Maranhão.
"O PT é comprometido com os mesmos objetivos e com os ideais do governo. O que demonstra que não existem divisões. O que há é uma união forte e sólida entre o PMDB e o PT. E torcemos para que esta união perdure por muito tempo", declarou Hildo Rocha.
Fonte: O Imparcial
Edição: Antonio Luis

ZEZÉ & LUCIANO ANUNCIA A SEPARAÇÃO APÓS 20 ANOS DE CARREIRA

O cantor confirmou que teve um desentendimento com o irmão no camarim do show em Curitiba (PR). Foto: Fernando Borges/Terra
O cantor confirmou que teve um desentendimento com o irmão no camarim do show em Curitiba (PR)
Foto: Fernando Borges/Terra

A briga entre Zezé di Camargo e Luciano pegou os fãs da dupla de surpresa. De acordo com o programa Revista Curitiba, do canal pela internet ÓTV, durante o show que aconteceu no Teatro Guaíra, na capital do Paraná, Luciano confirmou que vai deixar a parceria com o irmão em 2012.
A polêmica iniciou logo que Zezé subiu ao palco sozinho, por volta das 22h. Em um vídeo, publicado pelo programa, o cantor justificou a ausência do irmão: "hoje aconteceu algo inusitado. Eu e o Luciano tivemos um problema no camarim e ele foi embora do teatro. Eu poderia ficar horas explicado os motivos (de Luciano não estar no palco), mas jamais vou deixar meus problemas pessoais envolver no meu trabalho. Então, espero que vocês me aceitem no palco sozinho e o resto a gente resolve. Eu respeito vocês e estou aqui", explicou Zezé, sob os gritos do público.
Trinta minutos depois, Luciano apareceu de surpresa no palco e também justificou a sua ausência naquele show: "eu vou abandonar os palcos porque, realmente, está impossível para mim. Há muito tempo que venho brigando com isso e não consigo mais lidar. É uma culpa minha, e talvez da minha saúde", desabafou.
O suposto fim da dupla é o assunto mais comentado nas redes sociais. O Terra entrou em contato com a assessoria da dupla, que informou que ainda não vai se pronunciar sobre o caso. Porém, no Twitter oficial de Zezé e Luciano, a equipe escreveu: "a história de Zezé Di Camargo e Luciano não acabou. Os dois, como todos irmãos, tem seus desentendimentos. A dupla continua!". Ainda de acordo com o Revista Curitiba, outro show da dupla está marcado para esta sexta-feira (28) e, talvez, poderá contar com Luciano.
Carreira
Uma das duplas sertanejas mais conhecidas do Brasil, os irmãos Zezé di Camargo e Luciano lançaram o primeiro LP em 1991, com o sucesso É o amor. Vindos de uma cidadezinha do interior de Goiás, os dois realizaram o sonho do pai, seu Francisco, em ter dois filhos homens que pudessem formar uma dupla sertaneja. Em dois meses a música É o Amor alcançou o primeiro lugar nas paradas de sucesso. Em seis meses o disco de estreia ganhava disco de platina duplo por 750 mil cópias. Em pouco mais de um ano, atingiu um milhão de cópias.
Daí por diante a carreira da dupla cresceu cada vez mais. Em 2005 a história da vida e carreira de Zezé e Luciano foi contada no filme 2 Filhos de Francisco, batendo recordes de bilheteria no Brasil, assistido por mais de 5,3 milhões de pessoas. Em 20 anos de carreira Zezé di Camargo e Luciano gravaram 21 álbuns, sendo 2 em espanhol e 2 ao vivo.
Fonte: Portal Terra
Edição: Antonio Luis

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Artilheiro pede demissão do Paysandu após polêmica em rede social


O atacante Josiel, maior contratação do Paysandu para a Série C do Brasileiro, pediu demissão ontem após sofrer intensa pressão dos torcedores do Pará.
O centroavante só fez três gols pelo time de Belém desde que foi contratado, em julho, mas o motivo do descontentamento da torcida está em postagens que apareceram em seu perfil na rede social Facebook.
Josiel, 31, foi o artilheiro da Série A do Brasileiro em 2007, atuando pelo Paraná. Ele também teve passagens pelo Flamengo em 2008 e 2009 e pelo Atlético-GO, no ano passado.
Bruno Domingos-26.abr.2009/Reuters
Josiel disputa bola quando ainda defendia o Flamengo, em 2009
O atacante Josiel disputa bola quando ainda defendia o Flamengo, em 2009
Há uma semana, um torcedor descobriu na página de Josiel mensagens a amigos em que ele demonstrava não gostar de morar em Belém e dizia não ver a hora de deixar a cidade ao final do campeonato.
Em outra ocasião, ao ser perguntado se na capital paraense havia "paquitas", o atacante gaúcho respondeu: "Só paquitas depois do incêndio." Nova mensagem dizia: "Saudade do meu Rio Grande, Goiânia, de gente bonita."
Revoltados, os torcedores enviaram a página para a imprensa local, o caso ganhou repercussão no Pará.
Josiel, que tinha contrato até o final de novembro, negou ter escrito as mensagens, que logo depois foram apagadas, assim como toda a página. "Foi alguém usando meu nome para tentar fazer polêmica", afirmou o jogador em entrevista coletiva.
O centroavante passou a ser seguido de perto por torcedores inconformados com a situação. O Paysandu reforçou a segurança do clube durante os treinamentos, e Josiel começou a andar escoltado. Até que nesta quarta-feira, atendendo a pedidos da sua mulher e temendo que algo pior acontecesse, o atacante pediu para deixar o time.
"O que ele colocou na internet foi uma infantilidade", afirmou Fred Carvalho, diretor de futebol do Paysandu. "Mas também foi uma coisa pequena, que só tomou maiores proporções por causa do momento dele em campo, que não é muito bom."
"Depois do que aconteceu, a situação dele ficou muito complicada. Ele veio nos procurar para pedir para sair e nós achamos que era mesmo o melhor", disse Carvalho. "Sempre foi muito profissional, e esperamos que seja feliz a partir de agora."






















Giuliano Gomes-2.mai.07/Folhapress
O atacante Josiel durante treino pelo Paraná, em maio de 2007
O atacante Josiel durante treino pelo Paraná, em maio de 2007


Fonte: Folha.com
Edição: Antonio Luis

Aldo confirma que assumirá Esporte; posse será na segunda


O deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP) confirmou nesta quinta-feira (27) que assumirá o Ministério do Esporte no lugar de Orlando Silva. A posse foi marcada para segunda-feira (31), segundo informou a ministra Helena Chagas (Comunicação Social).
Aldo esteve hoje no Palácio do Alvorada em reunião com a presidente Dilma Rousseff. "Eu agradeci a confiança [por ter sido chamado para a pasta], disse que aceitava como um desafio e procuraria me desincumbir da tarefa da melhor forma possível", disse o deputado após o encontro.

PC do B escolhe, por unanimidade, indicar Aldo para o Esporte
Orlando Silva diz que deixa ministério para salvar sua honra
'Dilma tenta se equilibrar politicamente', diz ex-ministro do Turismo
Cantanhêde: Queda de ministro nivela a esquerda e a direita no Brasil
Leitor diz ser contra financiamento público de ONGs

Ele afirmou ainda que irá tomar pé da situação a partir de agora e que à tarde dará mais detalhes sobre medidas que pretende tomar à frente da pasta.

Sérgio Lima/Folhapress
Aldo confirma que assumirá Esporte; posse será na segunda-feira
Aldo confirma que assumirá Esporte; posse será na segunda-feira
O deputado não quis responder sobre eventuais problemas coma Fifa, como a meia-entrada para os jogos da Copa em 2014, e afirmou que entrará em contato com integrantes do ministério para "começar uma fase de transição".
O presidente do PC do B, Renato Rabelo, também esteve no local no Alvorada e conversou com Dilma por uma hora antes de Aldo chegar.
Poucas horas após a demissão de Orlando Silva do Ministério do Esporte, o PC do B decidiu indicar à presidente o nome do deputado para comandar a pasta.
Ontem à noite, ainda estavam no páreo Flávio Dino (PC do B-MA) e a deputada Luciana Santos (PC do B-PE). Dilma manifestou a interlocutores preferência por esses nomes, mas afirmou que não vetaria nenhuma das opções.
Em seu microblog, o ex-ministro Orlando Silva postou no Twitter, sem dar detalhes: "Bom dia, Aldo Rebelo! Deus ilumine teus caminhos. Bom trabalho!".
"O partido está apaziguado e agradeço a confiança da presidente Dilma", disse Aldo.

PERFIS


Aldo Rebelo é deputado desde 1991 e cumpre o seu sexto mandato na Câmara. Nos últimos dois anos, destacou-se no debate político por ter sido relator do Código Florestal, quando foi criticada principalmente por ambientalistas. Neste ano, disputou uma vaga no TCU (Tribunal de Contas da União), com apoio da bancada ruralista, mas perdeu para a deputada Ana Arraes (PSB-PE).
Presidente da Embratur, Dino era apontado como o preferido do Planalto, enquanto Rebelo contava com a preferência da bancada. Já a deputada pernambucana, vice-presidente nacional do PC do B, corria por fora.
Luciana Santos foi a primeira opção de Dilma para o ministério na transição de governo. Foi preterida diante das pressões dos comunistas para manter Orlando, herdado do ex-presidente Lula.

"DIÁRIO OFICIAL"


O "Diário Oficial" da União publicou hoje a exoneração de Orlando Silva do cargo de ministro do Esporte. Na publicação, o secretário-executivo da pasta, Waldemar Manoel Silva de Souza, foi nomeado ministro interino.

Fonte: Folha.com
Edição: Antonio Luis

Mais rico do Brasil, Eike Batista quer comprar o Maracanã


O Maracanã pode ser privatizado logo após a Copa do Mundo de 2014.

diminuir aumentar
Compartilhar no Orkut
27-10-2011 09:14
Mais rico do Brasil, Eike Batista quer comprar o MaracanãO homem mais rico do Brasil, Eike Batista. (Foto Veja)
Mais rico do país, Eike Batista, controlador do grupo EBX, quer participar do processo de privatização do Maracanã, tradicional e histórico estádio localizado na Zona Norte do Rio, que o governo do estado pretende deflagrar provavelmente depois da Copa do Mundo de 2014.
Em entrevista ao jornal BrasilEconômico, o ex-marido de Luma de Oliveira revela que a intenção é formar um consórcio que também reúna empresas de construção civil, mas que não contaria, em princípio, com os clubes de futebol. Objetivo do governador Sérgio Cabral desde o primeiro mandato, a concessão do Maracanã para a iniciativa privada saiu do noticiário depois da escolha do Brasil como sede da próxima Copa do Mundo. Com a necessidade de adaptar o estádio para o evento, e sem tempo hábil para iniciar o processo de concessão, o governo fluminense suspendeu a privatização.
Em maio, porém, Cabral reafirmou o interesse na concessão do estádio, que estaria vinculada a uma série de exigências, como investimentos em melhorias e manutenção do equipamento.
À espera da oportunidade, o homem mais rico do Brasil -- e oitavo do mundo, de acordo com o ranking da revista Forbes -- revela a intenção de não só disputar a concessão do Maracanã, mas tambéminvestir na construção de novas arenas esportivas em todo o Brasil. Uma vez construídos, ou sob concessão, os estádios seriam transformados em algo mais do que simples equipamentos esportivos. O objetivo é torná-los em verdadeiros complexos de entretenimento e lazer, que incluiriam a arena esportiva, shoppings e centros de gastronomia.
O investimento se daria por meio da IMX, empresa criada no fim do ano passado a partir da associação com a americana IMG Worldwide, do americano -- também bilionário - Ted Forstmann. O negócio, de acordo com Eike, tornou-se possível a partir da amizade entre os dois. Ambos detêm o controle da IMX em partes iguais (50% a 50%).
Fonte: O Fuxico
Edição: Antonio Luis

Orlando Silva diz que deixa ministério para 'salvar sua honra'


O ministro Orlando Silva (Esporte) anunciou seu afastamento do governo logo após um encontro com a presidente Dilma Rousseff, no início da noite desta quarta-feira (26).
Segundo ele, a saída foi uma medida para "salvar sua honra". "Eu decidi sair do governo para que possa defender a minha honra, o trabalho no Ministério do Esporte, o governo que eu acredito e defender o meu partido", disse durante entrevista coletiva na saída do encontro.
O PC do B não anunciou um novo nome e disse que a escolha cabe à presidente. O Planalto informou que a exoneração de Orlando será publicada amanhã no "Diário Oficial da União", e que o secretário-executivo, Waldemar Manoel Silva de Souza, ocupará interinamente o cargo.
Cantanhêde: Queda de ministro nivela a esquerda e a direita no Brasil
Cúpula do PC do B se reúne com Aldo, cotado para o Esporte
Orlando Silva é o 6º ministro a deixar governo; veja quem já saiu
Inquérito contra Orlando Silva será enviado ao STJ
Entenda as crises que atingiram o governo Dilma
Nome de Aldo Rebelo é um dos assuntos mais tuitados
Sérgio Lima/Folhapress
Orlando Silva durante o anúncio de sua saída em coletiva no Palácio do Planalto
Orlando Silva durante o anúncio de sua saída do Ministério do Esporte em coletiva no Palácio do Planalto
Acompanhado do presidente do PC do B, Renato Rabelo, Orlando concedeu uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto. Chegou ao local sorrindo e brincando com os jornalistas, avisando que teria de "seria breve" porque hoje é o aniversário da sua mãe. Se ofereceu, inclusive, para arrumar os gravadores e microfones dos repórteres.
Ele afirmou que repetiu para a presidente as conquistas da sua gestão na pasta e que, em um segundo momento da reunião, disse que deixava a pasta porque ele e seu partido não podiam "ser instrumento" para ataques ao governo.
"Nosso partido não pode ser instrumento de nenhum tipo de ataque ao governo. A melhor solução seria eu me afastar do governo. Essa foi uma decisão consciente que eu tomei, e a presidente me apoiou", disse Orlando, que admitiu que a situação na pasta gerou uma "crise política".
O ministro chamou o policial João Dias Ferreira e o motorista Célio Pereira de criminosos, e afirmou que eles "fugiram do Congresso Nacional porque não tinham provas". Os dois haviam sido convidados para prestarem depoimento em uma comissão da Câmara, hoje.
"Hoje completam 12 dias em que eu sofri um ataque baixo, uma agressão vil, baseada em mentiras. E há 12 dias nenhuma prova surgiu ou surgirá."
Orlando Silva também negou que um esquema de desvio de recursos públicos envolvendo ONGs ligadas ao PC do B tenha se enraizado na pasta. Disse que os convênios suspeitos foram e estão sendo investigados.
"Nosso compromisso ético é o do nosso trabalho", disse.
Orlando deixou o local mais cedo, enquanto Rabelo respondia perguntas da imprensa. O presidente do PC do B defendeu novamente o ministro demissionário e disse que cabe à presidente escolher o substituto.
Rabelo não quis responder se houve discussão de um novo nome ou se o partido indicou substitutos. Apenas afirmou que o PC do B "não é um partido conjuntural, que está no governo simplesmente porque caiu de paraquedas".
INTERINO
O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral) afirmou que, ao menos por enquanto, o ministério deve ser comandado por um interino. Waldemar Manoel Silva de Souza é quem fica interinamente no cargo.
Carvalho não revelou quem são os possíveis substitutos de Orlando, mas disse que o ministério deve continuar sob o comando do PC do B.
Ainda de acordo com Carvalho, nas reuniões que o governo teve com o presidente do PC do B ontem à noite e com o próprio ministro Orlando Silva, hoje, pela manhã, não se chegou a um acordo sobre o nome do substituto. Como não houve uma definição sobre o nome, a presidente poderá nomear o secretário executivo como interino para poder decidir com calma. "Pode haver situação de interinidade. É o mais provável", disse o ministro.
Pouco depois do início do evento de posse de Ana Arraes como ministra do TCU (Tribunal de Contas da União) nesta quarta-feira, as deputadas do PC do B Perpétua Almeida (AC) e Luciana Santos (PE) deixaram o evento rumo a um encontro com a cúpula do partido. Luciana está entre os nomes cotados para assumir a pasta --era a escolha de Dilma em dezembro para o ministério.
Também são cotados para o cargo o deputado federal Aldo Rebelo (PC do B-SP) e o presidente da Embratur, Flávio Dino (PC do B-MA).
ENTENDA O CASO
Orlando é suspeito de participação num esquema de desvio de recursos do programa Segundo Tempo, que dá verba a ONGs para incentivar jovens a praticar esportes. A acusação foi feita à revista "Veja" pelo policial militar João Dias Ferreira.
Após pedido feito pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, na semana passada, o STF (Supremo Tribunal Federal) abriu um inquérito para investigar o caso.
Na avaliação do Planalto, a decisão do STF agravou a situação do ministro. " O PC do B disse que respeita a decisão da presidente. Sabe que a decisão é da presidente, e o ministro Orlando Silva foi de uma maturidade política muito grande."
Ferreira e seu motorista disseram em entrevista à revista que o ministro recebeu parte do dinheiro desviado pessoalmente na garagem do ministério. A denúncia foi confirmada em entrevista à Folha.
Segundo o ministro, que tem desqualificado o policial militar em entrevistas e nas oportunidades que falou do assunto, disse que as acusações podem ser uma reação ao pedido que fez para que o TCU (Tribunal de Contas da União) investigue os convênios do ministério com a ONG que pertence ao autor das denúncias.
Em nota, o Ministério do Esporte disse que Ferreira firmou dois convênios com a pasta, em 2005 e 2006, que não foram executados. O ministério pede a devolução de R$ 3,16 milhões dos convênios.
De acordo com o ministro, desde que o TCU foi acionado, integrantes de sua equipe vêm recebendo ameaças.

Fonte: Folha.com
Edição: Antonio Luis

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Programa de rádio que causou pânico no Maranhão faz 40 anos


Versão de 'A guerra dos mundos' fechou comércio e levou Exército às ruas.
Livro reconstitui episódio que marcou a história. Confira trechos


Guerra dos Mundos - O Imparcial - 300x225 (Foto: Reprodução)Primeira página do jornal "O Imparcial" de 31/10/71
relata o impacto do programa da rádio Difusora
Uma adaptação radiofônica da obra de ficção científica "A guerra dos mundos" (publicada em 1898 por H. G. Wells) pôs o Exército em alerta, fechou boa parte do comércio e provocou pânico generalizado entre a população.
Não se trata da célebre encenação levada ao ar em 1938 por Orson Welles nos EUA, mas de uma versão que, em 1971, comemorou o aniversário da rádio Difusora, de São Luís (Maranhão), transformando a rotina da cidade -  como ocorrera 33 anos antes durante a emissão americana.
 "O programa foi interpretado pelos ouvintes não como uma invasão alienígena, conforme seu roteiro, mas como se fosse o próprio fim do mundo", explica o professor Francisco Gonçalves da Conceição, organizador do livro "Outubro de 71 - Memórias fantásticas da guerra dos mundos", que reconstitui a histórica transmissão.
Fruto de três anos de trabalho de uma turma de graduação em Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão, a obra será lançada hoje à noite, em São Luís, com a presença de alguns dos protagonistas que transformaram o então pacato sábado 30 de outubro de 1971 naquele que, para muitos de seus ouvintes, seria seu último dia sobre a Terra.
Reação nas ruas
Os relatos sobre as consequências da transmissão são conflitantes, mas sabe-se com certeza que o comércio do centro histórico de São Luís fechou as portas - as pessoas queriam ir o quanto antes para suas casas a fim de "morrer" ao lado dos familiares. Naquele dia, os motoristas de táxi tiveram trabalho de sobra.
"Não tínhamos o que fazer, era uma brincadeira. Mas não sabíamos o alcance e o poder do veículo que tínhamos nas mãos", afirma Manoel José Pereira dos Santos, o Pereirinha, 61 anos, responsável pelos efeitos sonoros do programa - fundamentais para ampliar a sensação de pavor dos ouvintes.
Na memória coletiva da cidade há lembranças de pessoas acendendo velas, pregadores reunindo grupos para a leitura do Evangelho, e personagens proeminentes (como políticos) confessando traições amorosas e pedindo perdão de joelhos às mulheres. Enfim, um pandemônio.

Além disso, uma unidade do Corpo de Bombeiros chegou a ser acionada durante o programa, e um oficial do Exército que participava de um churrasco em Pinheiro, a cerca de 190 km de São Luís, fretou um voo (depois pago pela rádio Difusora) para levá-lo à capital, onde constatou que o relato da Difusora não correspondia à realidade.
Por causa disso, e depois de encerrada a transmissão, uma patrulha do Exército invadiu a rádio e exigiu sua lacração - a emissora ficou fechada por três dias.
As consequências para os radialistas (ninguém foi preso ou processado) só não foram maiores porque eles conseguiram enxertar, em dois momentos da gravação que foi analisada à época pela Polícia Federal, o aviso de que o programa era uma obra de ficção, que não foram ao ar na emissão original. Confira ao lado uma versão editada de 25 minutos do programa.
"Quando a ficha caiu, eu acho que as pessoas ficaram com muita vergonha de terem sido enganadas. Isso ajudou também a esfriar o assunto, deixar que ele praticamente ficasse esquecido por quatro décadas", analisa Pereirinha.
Da ideia à realização
Sérgio Britto, pseudônimo de José de Jesus Brito, hoje aos 72 anos, conta que teve a ideia do programa ao ler, numa edição da revista masculina "Ele&Ela" (publicada na década de 70 pela Bloch Editores), a sinopse da radionovela com a qual Orson Welles eletrizou - e apavorou - audiências em 1938 pela rádio CBS.
Guerra dos Mundos - Sérgio Brito - 300x225 (Foto: Douglas Junior/G1)O roteirista da Guerra dos Mundos maranhense,
Sérgio Brito, em São Luís (Foto: Douglas Junior/G1)
O primeiro passo foi a adaptação do roteiro para o Maranhão - na versão de Welles, os fatos se passam apenas nos Estados Unidos. "Acrescentei uma série de coisas que não constam nem no livro de Wells nem no programa de Welles", conta Britto.
Como a visita de um cientista ao Maranhão e o pouso de um "estranho objeto" no Campo de Perizes, até hoje a única saída terrestre da ilha de São Luís. "Eu tinha medo de uma fuga em massa acontecer, então coloquei uma nave espacial ali", relembra.
Apesar de o roteiro ter sido aprovado pelo departamento de censura da Polícia Federal, Brito diz que estava debruçado sobre ele horas depois da liberação da PF. "Aprovaram um negócio qualquer lá, sem ter muita noção do que se tratava", conta. Dissociado dos efeitos sonoros, o programa também perdia muito de seu impacto.
Na época, a rádio Difusora já possuía uma emissora de TV, mas nos primórdios ela ficava no ar apenas algumas horas por dia (sempre entre a tarde e à noite, normalmente a partir das 14h). "É por isso que decidimos que a Guerra dos Mundos precisava ir ao ar pela manhã de qualquer jeito", diz Brito.
A Guerra dos Mundos maranhense foi ao ar sem nenhum tipo de ensaio: os participantes (entre eles o locutor Rayol Filho, que comandava o "São Luís Hit Parade", programa musical bastante popular na época) foram recebendo os textos praticamente no momento em que deveriam ser lidos.
Guerra dos Mundos - Manoel Pereira - 300x225 (Foto: Douglas Junior/G1)Manoel Pereira, responsável pelos efeitos especiais
do programa, em São Luís (Foto: Douglas Junior/G1)
Ao mesmo tempo, efeitos sonoros que simulavam interferências e transmissões em ondas curtas - a Difusora chegou a "entrar em cadeia" coma fictícia rádio Repórter, do Rio, que dava informações mais atualizadas dos estranhos fenômenos espaciais que antecederam a invasão marciana relatada na ficção - garantiam o ar dramático à representação.
Diferentemente da versão de Welles, o programa maranhense foi ar transmitido em flashes durante dois programas musicais de bastante sucesso no rádio de São Luís, entre 7h30 e 12h30.
gravação agora recuperada, porém, começa uma hora e meia depois porque o sonoplasta se atrasou naquele dia (toda a programação das emissoras de rádio e TV do país tinha de ser gravada obrigatoriamente por determinação da Censura Federal - eram os tempos da ditadura militar).
"O que fica desse episódio, antes de mais nada, é a saudade dos meus 21 anos", brinca Pereirinha. Assim como ele, outros personagens da histórica transmissão acham que um novo mal-entendido por causa da obra de H. G. Wells não seria possível na era da internet. "Hoje, daqui da minha casa, aperto uma tecla no meu computador e consigo checar uma informação. Em 1971, isso era praticamente impossível", diz Brito.
Lançamento do livro
Nesta quarta-feira (26), o livro "Outubro de 1971" será lançado a partir das 19h no Palácio Cristo Rei (Largo dos Amores, 351, na Praça Gonçalves Dias).  A obra, organizada por Francisco Gonçalves da Conceição, inclui um CD com 120 minutos da versão maranhense de "A Guerra dos Mundos".

O livro foi financiado pela Fapema (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão), com o apoio do Mavam (Museu da Memória Audiovisual), e contou com o trabalho de pesquisa de Aline Cristina Ribeiro Alves, Andréia de Lima Silva, Elen Barbosa Mateus, Kamila de Mesquita Campos, Karla Maria Silva de Miranda, Mariela Costa Carvalho, Romulo Fernando Lemos Gomes Gomes e Sarita Bastos Costa.
Fonte: G1
Edição: Antonio Luis