quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A festa mais louca do Planeta

ATENÇÃO: Este vídeo recebeu restrições de idade com base nas diretrizes das comunidades do Youtube, sendo portanto, inapropriado para menores de 18 anos.






Fonte: Youtube
Edição: Antonio Luis

Uma semana antes morrer em banco, empresário denunciou vigia em MT


Família entrou com ação contra agência em que empresário foi morto.
Vigilante confessou o crime e é considerado foragido da Justiça.


Filha do empresário Adriano morto em cuiabá (Foto: Ericksen Vital / G1)Filha do empresário afirma que imagens do crime
'dão náusea'. (Foto: Ericksen Vital / G1)
Uma semana antes de ser assassinado, o empresário Adriano Henrique Maryssael de Campos, de 73 anos, denunciou que era constantemente barrado na porta giratória da agência do Banco Itaú, na Avenida Carmindo de Campos, em Cuiabá, conforme consta no inquérito policial do caso que o G1 teve acesso.
Na ocasião, Adriano disse à gerência do banco que era impedido de entrar no local pelo segurança Alexsandro Abilio de Farias, 28 anos, que aparece nas imagens do circuito interno matando a tiros o empresário. O vigia é considerado foragido pela Justiça de Mato Grosso.
O advogado Janoni Pereira, que defende o ex-vigilante, disse em entrevista ao G1 que o suspeito pretende se apresentar em outra oportunidade quando passar o “clamor do público”. Ele disse que o vigilante está com medo de sofrer represália e que assim que for feita a denúncia do Ministério Público deverá prestar informações em juízo.
O crime
 O assassinato ocorreu por volta das 11h30 do dia 21 de junho de 2011. No entanto, no dia 14 do mesmo mês, o empresário havia relatado que já havia ocorrido um tumulto na porta giratória. Na oportunidade, o cliente tentou entrar pela porta giratória que travou. Ele fez a reclamação para a gerente comercial da agência. No depoimento à polícia, a gerente disse que o empresário contou que todas que vezes que tentava entrar na agência, a porta travava. Diante da informação, ela afirmou à polícia que fez o registro da reclamação na conta corrente do cliente.
“A maior revolta foi saber que isso poderia ter sido evitado. Se o banco tivesse levado a sério a reclamação de um cliente de 30 anos, isso não teria acontecido. Meu pai estaria vivo”, reclamou a filha do empresário, a psicóloga Stephania Lodi Maryssael de Campos, em entrevista ao G1. "As imagens me revoltaram muito. Me dá uma espécie de desespero. Uma náusea. Não dá para explicar. É horrível. A vontade que tenho é de voltar no tempo e dizer 'pai não entre aí'”, indignou-se. Para a família, o crime foi premeditado.
A filha do empresário disse que a família já entrou com uma ação na Justiça pedindo indenização ao banco. “Entramos com uma ação de indenização por danos materiais e morais”, comentou o advogado da família, Flávio Alexandre Bertin.

Últimos momentos

A reportagem do G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa do Banco Itaú para se manifestar sobre o pedido de indenização e também sobre a reclamação feita à gerência da unidade. Por meio de nota oficial, a instituição respondeu apenas que o banco lamentou o crime. "O Itaú lamenta muito o ocorrido e informa que desde o dia do incidente se colocou à disposição da família e das autoridades que apuram os fatos", informou a assessoria do banco.
As imagens me revoltaram. A vontade que tenho é de voltar no tempo e dizer 'pai não entre aí'"
Stephania de Campos, filha do empresário
Os últimos momentos do empresário foram registrados por quatro câmeras do circuito interno do banco. As imagens mostram que várias pessoas passaram pela porta de segurança do local com bolsas e capacetes sem que a porta fosse travada. Mas no instante em que o empresário chega à agência e tenta passar pela porta, o detector de metais o impede de entrar.
Nesse instante, o vigia se aproxima e libera a porta-giratória. Porém, o empresário estava apenas com uma folha de papel na mão. Por ter sido barrado, as imagens mostram que ele faz um gesto com a mão para o vigia. Momento em que supostamente o empresário teria ofendido o funcionário e seguiu em direção ao balcão de atendimento.
O circuito interno de segurança revela ainda que a vítima permaneceu por 14 minutos dentro da agência. Depois de ser atendido, Adriano vai a um caixa eletrônico e paga algumas contas. Após realizar as operações bancárias, o empresário tenta sair do estabelecimento mas não consegue, porque novamente a porta é travada. O vigia então se aproxima da vítima e com um revólver em punho efetua os disparos.
Vigia de banco de entrega em Cuiabá (Foto: Reprodução/TVCA)
Vigia que atirou contra empresário é considerado
foragido da Justiça. (Foto: Reprodução/TVCA)
O tiro fatal foi na cabeça da vítima. O vigia, como mostram as imagens, teve tempo de atirar no vidro para sair da agência. Já na avenida, o segurança consegue parar um motociclista que trafegava na pista e rouba o veículo para fugir.
O ex-segurança, de 28 anos, que confessou o crime e está foragido, foi indiciado por homicídio qualificado. O Ministério Público Estadual (MPE) já recebeu o inquérito policial, mas ainda não decidiu se irá oferecer denúncia contra o indiciado.
Fonte: G1/Edição: Antonio Luis

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Imagens mostram cliente sendo morto por vigia de banco em MT


Imagens de câmeras de segurança de uma agência do banco Itaú em Cuiabá (MT) mostram o momento em que um cliente é assassinado pelo vigia do banco. O crime aconteceu em junho deste ano.
No vídeo, divulgado pela TV Centro América, é possível ver o cliente de camisa branca, um empresário identificado como Adriano Henrique de Campos, entrando no banco.
Quando ele tenta passar pela porta de segurança, é barrado. Segundos depois, Campos consegue entrar e faz um gesto para o vigia, seguindo rumo ao atendimento.
Após alguns minutos, ele tenta sair e a porta é fechada novamente. Nesta hora, o vigia da agência se aproxima por trás da vítima e dispara. O homem cai. Logo após, é possível ver o vigia fugindo do banco.
Segundo informações da TV Centro América, o disparo atingiu a cabeça do empresário, que morreu na hora.
O vigia, que se apresentou à polícia, disse que a vítima o xingou com comentários racistas.

Fonte: Folha.com
Edição: Antonio Luis

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Enterro de Joãosinho Trinta reúne multidão ao som de samba no MA


Bloco de Carnaval acompanhou cortejo pelas ruas do centro de São Luís.
Carnavalesco morreu no sábado após 14 dias internado em estado grave.



O carnavalesco Joãosinho Trinta foi enterrado nesta segunda-feira (19) ao som de batucadas de escola de samba após um cortejo acompanhado por uma multidão em São Luís. O carnavalesco morreu no sábado (17) após ficar internado por 14 dias.
Bloco de Carnaval e escola de samba acompanharam cortejo em São Luís. (Foto: Karla Freire/G1)Bloco de Carnaval e escola de samba acompanharam cortejo em São Luís. (Foto: Karla Freire/G1)
Segundo a Polícia Militar, cerca de 1,5 mil pessoas acompanharam o cortejo e o enterro. O corpo foi levado pelas ruas de São Luís, do Museu Histórico do Maranhão onde ocorreu o velório, em um carro do Corpo de Bombeiros, e seguido por um bloco tradicional de Carnaval da capital, Fuzileiros da Fuzarca.
Na chegada ao cemitério, a escola de samba Turma do Quinto aguardava a multidão que acompanhava o cortejo. O corpo de Joãosinho foi enterrado ao som do samba da escola por volta das 12h (horário de Brasília).
Dentro do cemitério, uma multidão cantou o samba-enredo da Beija-Flor para o carnaval de 2012, que será sobre os 400 anos de São Luís. Neguinho da Beija-Flor, intérprete da escola, também acompanhou o enterro.
Ele, Selminha Sorriso, porta-bandeira, Cláudio de Souza, mestre-sala e Pinah, destaque, chegaram no início da noite de domingo a São Luís para o velório de Joãosinho. Juntos, colocaram uma bandeira da escola de samba carioca em cima do caixão do carnavalesco.
Homenagem
No velório, Neguinho também puxou o samba-enredo da Beija-Flor. Para ele, o maior espetáculo audiovisual do mundo perdeu o seu grande representante. Emocionado, o intérprete revelou que tinha o carnavalesco como um grande professor. “Joãosinho me ensinou tudo. Ele dizia que o samba é uma família e assim eu vejo o samba até hoje.”

Em 2012, a escola apresentará na Sapucaí a história de São Luís do Maranhão. O samba-enredo, segundo revelou Neguinho, falará das belezas naturais, dos casarões coloniais e do reggae. Joãosinho seria o destaque do último carro da escola, e agora receberá uma homenagem póstuma na avenida.
Pinah, ex-passista e destaque da Beija-Flor, também tem o Joãosinho Trinta como um mentor. “Em todos os enredos dele, nos 17 anos que estivemos juntos na Beija-Flor, eu sempre fui destaque. Aprendi tudo com ele, até a costurar. Vai ficar um vazio".
“Ele é um gênio e não tem explicação. Ele criou essa beleza toda do Carnaval. O Carnaval não tinha essa dimensão que tem hoje. Ele é hoje grandioso, graças ao Joãosinho Trinta. O Brasil está solidário com o nosso luto, com a tristeza do mundo do samba por esta perda."
Fonte: G1
Edição: Antonio Luis

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Juiz nega liminar e autoriza leilão para hidrelétricas no Rio Parnaíba

O juiz Márcio Magalhães, da 2ª Vara da Justiça Federal, indeferiu o pedido de liminar para a suspensão do leilão da Agência Nacional de Energia (ANEEL) para construção de três hidrelétricas no Rio Parnaíba. A ação foi movida pela Procuradoria da Republica atendendo a um pedido da Fundação Rio Parnaíba (Furpa).

Com a decisão do magistrado, fica mantida para o dia 20 deste mês a concorrência pública para a construção das usinas de Cachoeira, Estreito e Castelhano.

Entre os argumentos levantados para a suspensão do leilão, aponta a ambientalista Tânia Martins, está a expulsão de 30 mil pessoas das áreas ribeirinhas. A falta das eclusas é outro ponto que preocupa os ambientalistas. As estruturas construídas para superar as diferenças do nível da água nas barragens das usinas hidrelétricas são consideradas fundamentais para não permitir a morte do rio.

Outro impasse justificado pelo movimento contrário as hidrelétricas é a capacidade de energia a ser gerada, as três vão produzir somente 100MW. Para o ambientalista Francisco Soares, trata-se de uma jogada política envolvendo lobistas, empreiteiras, empresas públicas e o governo. Ele cita como exemplo a retirada da hidrelétrica de Uruçuí pelo Ministério de Minas e Energia. Concluída, a obra ia gerar 134MW, mas o ministério alegou que a baixa produção de energia inviabilizava o projeto. “Sabemos que a hidrelétrica caiu porque um político do Maranhão seria prejudicado”, comenta Soares.

A mesma sorte não tiveram os moradores do povoado Riacho dos Negros, no município de Palmeiras-PI. A comunidade ficará submersa. Um dos lideres do lugar, o trabalhador rural Cândido Borges Neto, estima em mais três mil pessoas que perderão seus lares e a fonte de trabalho e renda.

Na localidade Periperi, no município de Amarante, uma comunidade quilombola também está se mobilizando para impedir a extinção de suas raízes que, segundo Nilda Soares Silva, estão fincadas ali desde a libertação dos escravos. “Só nos resta a esperança da Justiça”, disse a líder local. 

Movimentos sociais, ambientais e vários representantes das comunidades que serão atingidas chegaram a conversar com o juiz Márcio Magalhães. Entretanto, a reunião de esforços para barrar o leilão foi em vão.


Fonte: Portal AZ Teresina-PI
Edição: Antonio Luis

'Porta a Porta' retrata a pobreza da política brasileira


Documentário de Marcelo Brennand, que estreia nesta sexta-feira, mostra, a partir da pequena Gravatá (PE), como as eleições tornaram-se apenas uma oportunidade de ganhar algum dinheiro

O título sugere um assunto empolgante, mas o clima de Porta a Porta – A Política em Dois Tempos, que chega nesta sexta-feira aos cinemas cariocas, é de desilusão e desencanto. Ambientado na pequena Gravatá, município de 80 mil habitantes no interior de Pernambuco, o documentário de Marcelo Brennand funciona como um showcase da tragédia política brasileira. Ali, ninguém – nem candidatos, nem eleitores - vê numa eleição algo além dos benefícios financeiros imediatos. Militar por um candidato é, antes de tudo, uma forma de incrementar a precária renda doméstica; em caso de vitória, quem sabe, pode-se sonhar com um emprego mais duradouro na nova administração pública.
No quadro de uma cidade incapaz de absorver a força de trabalho adulta, o lado mais perverso das campanhas eleitorais aparece em sua plenitude. A política é reduzida a uma alternativa de renda temporária, na qual cabos eleitorais com mais jogo de cintura, o extrato intermediário dessa cadeia alimentar, sonham com um carreira política na câmara dos vereadores. O sentimento de frustração é compartilhado com os eleitores que encontram pelo caminho: “Os candidatos e as promessas são as mesmas, mas nada muda”, reclama um deles.
As estrelas deste pobre espetáculo são os cabos eleitorais. Em troca de cachê médio de R$ 70 semanais – que pode chegar a R$ 150 ou R$ 200, dependendo do poder de concentrar votos –, eles vão de porta em porta para levar as palavras de seu candidato/empregador. A energia e a disposição desses militantes de aluguel durante o período eleitoral parecem intensas e genuínas, mas os personagens acompanhados pelo diretor deixam claro que a motivação limita-se à sobrevivência pessoal, mesmo.
Porta a porta passa longe das milionárias campanhas para vistosos postos administrativos. Ao fazer sua crônica sobre a eleição de 2008 para a prefeitura de Gravatá, Brennand parece construir uma versão primo pobre de documentários mais grandiloquentes do gênero, como Entreato (2002), de João Moreira Salles, sobre os bastidores da corrida presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva, por exemplo. Seus protagonistas são militantes de aluguel contratados por candidatos sem contas correntes gordas ou marqueteiros contratados a peso de ouro para disfarçar a falta de conteúdo dos discursos. 
O eleitorado não fica atrás. “Quero eleger alguém que não nos ignore, que me receba em seu gabinete quando eu precisar pegar um remédio lá”, diz um deles ao longo do filme, que condensa 90 dias de movimentação de campanha em Gravatá. Demagogia e assistencialismo são registrados em estado bruto, flagrados por diretor que tenta entender as motivações dos dois lados, sem se envolver emocionalmente com seus personagens.
Vencedor da mostra Pernambuco do Cine PE de 2010, o filme fecha com uma sequência que pode ser interpretada como um dos desdobramentos desse desencanto com a política (e os políticos) nacionais. Carlinhos, um dos cabos eleitorais do candidato derrotado, não vê outra alternativa a não ser deixar a companheira e o filho recém-nascido e pegar um ônibus para São Paulo, onde espera encontrar emprego. Um desfecho bem sacado para um documentário que oferece um rico material de reflexão em vésperas de ano eleitoral.
Fonte: Veja Online
Edição: Antonio Luis

Polícia não tem pistas sobre os óculos de Lampião furtados em Pernambuco


Objeto de valor histórico foi retirado da Casa de Cultura de Serra Talhada.
Não foram encontradas impressões digitais, o que dificulta a investigação.


A polícia ainda não tem pistas do paradeiro dos óculos de Lampião, furtados da Casa da Cultura de Serra Telhada, no Sertão de Pernambuco, no domingo (11). O diretor da unidade, Tarcízio Rodrigues, e funcionários já foram ouvidos pelo delegado Antônio Júnior, da delegacia de Serra Talhada, responsável pelo caso.
Como não há câmeras de segurança no local, a polícia espera conseguir outras informações a partir do livro de visitas e depoimentos de possíveis testemunhas. Segundo os investigadores, não foram encontradas impressões digitais, o que dificulta ainda mais a identificação de possíveis suspeitos. “Como houve arrombamento do local, o crime é de furto qualificado. A pena pode chegar a até oito anos de reclusão”, explica o delegado.
Para o diretor da Casa da Cultura, o ladrão sabia exatamente o que estava roubando, uma vez que se esforçou para desprender o vidro, que protegia os óculos, e era preso por uma cola especial.
“Ele tinha conhecimento de que era uma peça histórica. Os óculos têm muito mais valor histórico do que de mercado”, afirma Rodrigues.
A peça, que tinha a armação em ouro 16 quilates, chegou à fundação há cerca de dez anos, doada por uma família de coiteros, pessoas que davam comida e protegiam o bando de cangaceiros da polícia. “Foram entregues dois óculos, um deles reconhecido como original, que foi esse roubado. O outro, dizem ter sido de Lampião, mas não temos confirmação”, conta o diretor.
Outros dois óculos que pertenceram a Lampião permanecem guardados em Pernambuco e em Alagoas. Um deles, no Recife, faz parte da coleção particular do historiador Frederico Pernambucano de Melo, enquanto o outro integra o acervo do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, em Maceió.
Fonte: G1
Edição: Antonio Lui
s

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Proteína ajuda a limpar água contaminada


Descoberta por cientistas japoneses, poderá ajudar a melhorar as técnicas de detecção de água imprópria para o consumo

Água suja: de acordo com a Unicef, 900 milhões de pessoas não tem acesso à água tratada
Água suja: de acordo com a Unicef, 900 milhões de pessoas não tem acesso à água tratada (Hemera/Thinkstock)
Cientistas descobriram que uma proteína no lodo que pode se ligar a vírus presentes em água contaminada. A descoberta poderá ajudar a melhorar as técnicas de detecção de água imprópria para o consumo. Uma das dificuldades em medir a contaminação da água é que os vírus podem estar presentes em concentrações muito baixas e ainda assim causar doenças. A pesquisa foi publicada no periódico BMC Biotechnology.
A pesquisa realizada nas universidades de Tohoku e Hokkaido, no Japão, usou lodo produzido durante o tratamento de água como ponto de partida para procurar por uma proteína capaz de se ligar aos vírus entéricos, ou seja, aqueles que são eliminados nas fezes e urina humana. Esses organismos frequentemente se encontram em água contaminada.

Os cientistas conseguiram isolar o código genético de um pedaço da proteína GroEL. A subestrutura, presente no lodo, garante que as proteínas sejam formadas corretamente durante sua construção e consegue se prender aos aminoácidos na superfície das proteínas. Os especialistas acreditam que o mesmo ocorre na superfície dos vírus entéricos.

A nova técnica vai permitir que os cientistas identifiquem a presença de vírus na água, mesmo em concentrações muito baixas. "Todos os vírus entéricos que testamos foram acoplados à EVBP", disse Daisuke Sano, da Universidade de Hokkaido. O especialista explica que os métodos tradicionais de identificação dos vírus são caros demais ou atingem uma quantidade limitada de organismos.

"Quando a nova técnica estiver mais amadurecida, poderemos usar o método para detectar pequenas concentrações de vírus no laboratório ou nas comunidades", disse Sano.
Fonte: Veja Online
Edição: Antonio Luis

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Supremo libera posse de Jader Barbalho no Senado


O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cezar Peluso, decidiu desempatar o caso Jader Barbalho (PMDB-PA), que estava até hoje barrado pela Lei da Ficha Limpa, possibilitando que o político tome posse no Senado.
Havia um impasse entre os ministros do Supremo sobre o caso específico de Jader. Ontem, senadores do PMDB estiveram no Supremo e pediram que Peluso decidisse a questão sozinho. Na prática, o presidente do Supremo fez sua posição valer duas vezes, utilizando o chamado "voto de qualidade", previsto no artigo 13 do Regimento Interno da corte.
Recentemente, ao constatar novo empate em 5 a 5, Peluso havia decidido suspender a análise do recurso de Jader até que a nova ministra, Rosa Maria Weber, tomasse posse e desempatasse.
Alan Marques - 01.fev.2006/Folhapress
Supremo libera posse de Jader Barbalho no Senado
Supremo libera posse de Jader Barbalho no Senado
Acontece que, na pauta de hoje, estava previsto o julgamento de um recurso proposto por Paulo Rocha (PT-PA), terceiro colocado na eleição do ano passado ao Senado, exatamente para tomar posse no lugar da senadora Marinor Brito (PSOL-PA), que ficou na quarta colocação.
Se o caso fosse julgado, o recurso seria facilmente aprovado e geraria uma situação considerada bizarra --o tribunal daria posse para o terceiro colocado (Rocha), mas manteria inelegível, mesmo que temporariamente, o segundo (Jader).
Os dois foram barrados pela Lei da Ficha Limpa pelo mesmo motivo --renunciaram ao cargo para evitar cassação.
A diferença entre eles é que enquanto Jader teve um recurso analisado e negado pelo plenário --antes de o Supremo decidir que a lei não valeria para as eleições de 2010--, isso não chegou a ocorrer em relação a Rocha.
Diante desta situação, Peluso decidiu usar o voto de qualidade e decidir a questão.
Agora, Jader precisa aguardar o Senado empossá-lo.
FICHA LIMPA
Com 1.799.762 votos nas eleições de 2010, Jader continuava barrado pela Lei da Ficha Limpa há mais de um ano após a eleição.
O seu pedido para assumir o cargo gerou um impasse na Corte no ano passado, quando o julgamento ficou empatado em 5 a 5, mantendo a sua inelegibilidade por ele ter renunciado ao cargo de senador, em 2001, para evitar a cassação, após ser alvo de denúncia.
Em março deste ano, porém, o STF decidiu que a Lei da Ficha Limpa não poderia ser aplicada às eleições de 2010. Os candidatos que haviam sido barrados, então, entraram com recursos para assumir os cargos para os quais concorreram.
Em outra ação, o Supremo ainda não concluiu o julgamento sobre a constitucionalidade da lei. Dois ministros já votaram pela validade da regra nas eleições de 2012, mas a Corte aguarda a posse da nova ministra, Rosa Weber, para que não haja mais a possibilidade de empates.

Fonte: Folha.com
Edição: Antonio Luis

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

CBF divulga tabela da Copa do Brasil-2012; veja os confrontos


A CBF divulgou no final da manhã desta terça-feira os duelos da Copa do Brasil-2012, que vai começar no dia 7 de março e terá a decisão em 25 de julho. A entidade acrescentou que, até sexta, "estará publicando a tabela detalhada do torneio" --com data, horários, estádios e TVs de cada partida.
Os paulistas Palmeiras e São Paulo só podem se enfrentar na final.
Do lado da chave palmeirense, há clubes como Ceará, Cruzeiro, Atlético-PR, Criciúma-SC, Grêmio, Náutico, Bahia e Portuguesa. Do lado da chave são-paulina, os principais times são Atlético-GO, Ponte Preta, Atlético-MG, Coritiba, Sport, Botafogo, Goiás e Vitória.
Todos estes times jogam a primeira partida fora de casa. Caso vençam por dois ou mais gols de diferença, não precisarão realizar o confronto de volta.
Atual campeão, o Vasco vai disputar a Libertadores. Os outros brasileiros na competição sul-americana são Santos, Corinthians, Fluminense, Flamengo e Internacional.
A única equipe da Série A fora das duas disputas é o Figueirense, 7º no último Nacional.
Fábio Borges-8.jun.2011/Divulgação
Jogadores do Vasco celebram segundo gol do clube carioca ante o Coritiba
Jogadores do Vasco celebram segundo gol contra o Coritiba, pela final da Copa do Brasil-2011
Veja os duelos da primeira fase:
Palmeiras x Coruripe-AL
América-RN x Horizonte-CE
Ceará x Gama-DF
Paraná x Luverdense-MT
Cruzeiro x Rio Branco-AC
Chapecoense-SC x São Mateus-ES
Atlético-PR x Sampaio Corrêa-MA
Criciúma x Madureira-RJ
Grêmio x River Plate-SE
Ipatinga-MG x Real-ES
Náutico x Santa Cruz-RN
Fortaleza x Comercial-PI
Bahia x Auto Esporte-PB
Remo-PA x Real-RR
Portuguesa x Cuiabá-MT
Juventude-RS x Operário-PR
São Paulo x Independente-PA
Bahia de Feira-BA x Aquidauanense-MS
Atlético-GO x Gurupi-TO
Ponte Preta x Sapucaiense-RS
Atlético-MG x CENE-MS
Santa Cruz-PE x Penarol-AM
América-MG x Boavista-RJ
Goiás x Paulista-SP
Coritiba x Nacional-AM
ASA-AL x Santa Quitéria-MA
Sport x 4 de Julho-PI
Paysandu-PA x Espigão-RO
Botafogo x Treze-PB
Guarani x Brasiliense
Vitória x São Domingos-SE
ABC x Trem-AP

Fonte: Folha.com
Edição: Antonio Luis