segunda-feira, 16 de abril de 2012

Sarney deve deixar a UTI do Sírio-Libanês nesta segunda


Presidente do Senado foi internado no sábado e passou por angioplastia

José Sarney no plenário do Congresso Nacional, em Brasília
José Sarney no plenário do Congresso Nacional, em Brasília (Lula Marques/Folha imagem)
O presidente do Senado, José Sarney, deve deixar nesta segunda-feira a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, onde está internado desde sábado. De acordo com boletim médico divulgado pelo hospital, Sarney foi submetido, na madrugada de domingo, a um cateterismo e a uma angioplastia com a colocação de um stent.
Obstrução - No sábado, Sarney passou por dois exames — ecocardiograma e eletrocardiograma – que "detectaram alterações compatíveis com o quadro de insuficiência coronária." O procedimento estava marcado para a manhã de domingo, mas foi antecipado.
"Durante o procedimento (cateterismo), foi encontrada obstrução importante na artéria descendente anterior, tendo sido realizada, com sucesso, angioplastia com a colocação de stent", informa boletim médico.
Dores - Angioplastia é um procedimento cirúrgico que tem por objetivo desobstruir uma artéria do coração. O stent é uma prótese posicionada no interior de artérias obstruídas por placas de gordura, com o objetivo de normalizar o fluxo sanguíneo.
Sarney já tinha programado uma visita ao hospital para a próxima semana, mas sentiu fortes dores no peito na noite desta sexta-feira e antecipou para este sábado os exames. O diretor do centro de cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, Roberto Kalil Filho, coordena a equipe que está cuidando do ex-presidente.
Fonte: Veja Online
Edição: Antonio Luis

Nenhum comentário: