sexta-feira, 18 de março de 2011

APARELHO DENTÁRIO: UMA NECESSIDADE OU UMA VAIDADE? CONFIRA!


 O aparelho ortodôntico (também chamado de aparelho dentário) serve para corrigir a posição dos dentes para fins estéticos e funcionais. Existem vários tipos de aparelhos ortodônticos, dentre eles os aparelhos fixos e os aparelhos removíveis. O tipo de aparelho ideal para a correção dos dentes depende de uma avaliação criteriosa do ortodontista. Os aparelhos removíveis estão mais indicados para pequenos movimentos dentários e pacientes em fase de crescimento onde pode-se aproveitar o crescimento deste paciente, é a denominada Ortopedia Funcional dos Maxilares, onde o objetivo principal é a alteração do crescimento ósseo da face. Já a aparelhagem fixa, composta de bráquetes colados aos dentes, estão mais indicados para pacientes onde se necessita de uma movimentação maior dos dentes impedindo inclinações indesejáveis, tendo em vista a possibilidade de controlar o dente tridimensionalmente nestes tipos de aparelhos. Existem vários tipos de técnicas tanto para aparelhos removíveis como fixos, cabendo ao ortodontista avaliar a mais adequada para cada tipo de má oclusão.
Assim como óculos, aparelho ortodôntico era visto com preconceito e como uma caracteristíca típica de nerds ou CDFs, devido a má aparência provocada na estética e, sabendo que há uma relação estereotipada da sociedade que associada má aparência com os "nerds". Atualmente esta "idéia" está ficando cada vez mais decadente, tendo em vista a necessidade de correção das falhas dentárias, não somente durante a juventude, mas em qualquer idade. Além disso, a utilização de aparelhos estéticos, órteses de cor branca ou transparentes, não chamam tanta atenção como o metálico.

O uso de aparelho como um adorno é cada vez mais comum em algumas partes do mundo. Na Croácia em 1967 foi identificado o uso de aparelhos extra bucais onde constatou-se a eficácia do tratamento. Em 2006, foi noticiada como moda o uso de aparelhos ortodônticos falsos na Tailândia. As autoridades passaram a considerar punições para vendedores de aparelhos falsos com seis meses de prisão ou uma multa de $1,300.

Pesquisa: Wikipédia
Edição: Antonio Luis







Nenhum comentário: