sábado, 19 de março de 2011

Manjericão protege as células do organismo

Pizza com manjericão picado
Os temperos fazem parte da culinária de todo o mundo e dão um toque especial aos pratos. Ervas, plantas e raízes servem para realçar o sabor dos alimentos e deixar a refeição ainda mais gostosa. Alguns temperos vão além e trazem grandes benefícios a saúde. É o caso do manjericão, planta rica em magnésio, ferro, cálcio, potássio e vitamina C. “A erva também é conhecida como alfavaca, erva real, basílico grande e até remédio de vaqueiro.
Também é uma boa fonte de vitamina E, B3, B6 e zinco”, explica o nutrólogo Maximo Asinelli (CRM-Pr 13037).
Devido à presença do magnésio, o manjericão melhora a saúde do sistema cardiovascular, pois estimula os músculos e vasos sanguíneos a relaxar, melhorando o fluxo sanguíneo e reduzindo o risco de arritmias cardíacas.
“Ele possui flavonóides, que protegem as estruturas celulares e os cromossomas contra a radiação e contra os efeitos dos radicais livres. O alimento também é antiinflamatório, estimulante digestivo, calmante e previne problemas digestivos e infecções no intestino”, ressalta.
O tempero pode estar presente de várias formas na alimentação, como in natura em saladas ou presente em molhos, carnes e outros pratos. “Nas massas a erva pode estar presente no molho de tomate”, destaca o empresário Alexander Bonetti, da San Marco Alimentos. Além de todos os benefícios para a saúde, o manjericão deixará a sua comida muito mais saborosa.

Fonte:
Custom Editora
Especial para o Terra
Edição: Antonio Luis

Nenhum comentário: