segunda-feira, 21 de março de 2011

Engenheiros vão inventar a cura do câncer?

Contra o Câncer
Essa é a pergunta que muitos cientistas se fizeram quando as duas mais renomadas universidades do mundo (MIT e Harvard) se juntaram para desenvolver o mais sofisticado centro de pesquisa contra o câncer de que se tem notícia, inaugurado neste mês.
Não se sabe a resposta a essa pergunta, claro. Mas se houver uma vacina ou algum tratamento revolucionário, provavelmente aquele centro, batizado de David Koch, estará envolvido (o detalhamento está no http://www.catracalivre.com.br/).
Instalado no campus do MIT, a novidade é que reuniram num mesmo prédio os mais diferentes tipos de pesquisadores em oncologia, química, biologia com engenheiros. Dessa mistura imagina-se que seria mais fácil encontrar novo remédios --os engenheiros podem, por exemplo, desenvolver ínfimos chips, invisíveis aos olhos, injetados no corpo para lutar contra os tumores.
Desse núcleo, estão montando consórcios de pesquisa pelo mundo, criando-se uma malha planetária de pesquisas, mantidos com dinheiro público e privado.
Uma lição aqui vai além da medicina: se as universidades não quebrarem barreiras de seus departamentos e criarem espaços para criações coletivas, juntando as mais diversas especialidades, elas ficarão rapidamente obsoletas.

Fonte: Folha.com
Edição: Antonio Luis



 

Nenhum comentário: