quarta-feira, 2 de março de 2011

Clube dos 13 corta os direitos da Globo e a Record entra na briga

GloboXRecord na disputa
Nesta terça-feira, o presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, acompanhado pelo diretor executivo da entidade, Ataíde Gil Guerreiro, em reunião com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), afirmou que a Rede Globo não terá mais os 10% do ágio dos direitos das transmissões do jogos. Com isso, as emissoras de televisão têm até o dia 11 de março para apresentarem suas propostas, que serão feitas em envelopes fechados e cujo valor mínimo é de R$ 500 milhões (por TV aberta).
A Globo mantinha vantagem na oferta dos direitos de transmissão dos Campeonatos Brasileiros do triênio 2012, 2013 e 2014, que será derrubada a pedido do Cade. Ela poderia oferecer 10% a menos do que os concorrentes e mesmo assim, seria beneficiada. O ágio foi oferecido pela maior audiência que a emissora carioca tem em relação às outras participantes (Record e Rede TV!).
- A melhor oferta levará os direitos de transmissão - afirmou Koff. A Record é a principal na briga com a Globo e quer inclusive mudar os horários dos jogos do meio da semana, que acontecem tarde, depois das 22h (é que a Globo sempre quer que os jogos sejam depois das novelas).
Na sexta-feira passada, a TV Globo comunicou que não mais participará do processo de licitação comandado pelo Clube dos 13 e que negociará separadamente com cada clube. O problema é que, segundo o Cade, para negociar separadamente, os clubes devem se desfiliar do C13. De acordo com o estatuto da entidade, o processo de desligamento demora 60 dias, prazo que expiraria depois da data do resultado da licitação, marcado para 11 de março. Além disso, aqueles que pedirem a desfiliação devem quitar suas dívidas com a entidade.
- Se a negociação ferir as práticas de concorrência leal, tomaremos medidas - avisou o presidente interino do Cade, Fernando Furlam.
Desde a semana passada, uma onda de dissidentes tomou conta do Clube dos 13. Corinthians, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco deixaram a entidade. No entanto, apenas os paulistas oficializaram o pedido de desligamento. Além dos clubes do Rio, Cruzeiro, Grêmio e Coritiba também avisaram que negociarão os direitos de transmissão dos jogos diretamente com as empresas interessadas.
O motivo da reunião do C13 com o Cade foi brecar a debandada de dissidentes, que contestam os direitos de transmissão, e evitar a pressão da Globo sobre os clubes da entidade.

Fonte: LanceNet
Edição: Antonio Luis







Nenhum comentário: