A Receita Federal liberou nesta sexta-feira o download do programa para preenchimento do Imposto de Renda 2012 (ano-base 2011).
É a primeira vez que o órgão libera o programa antes do prazo para o envio do formulário, que vai de 1º de março a 30 de abril.
Segundo a Receita, a intenção é evitar o congestionamento que ocorre na página nos primeiros dias da entrega da declaração, quando há uma corrida para baixar o programa.
A expectativa do órgão é receber 25 milhões de declarações neste ano, acima dos 24,3 milhões entregues no ano passado. Os limites do IR foram corrigidos em 4,5%, enquanto a inflação em 2010 foi de 5,9%, o que fez com que o salário de muitos contribuintes fosse reajustado além da tabela.
Estão obrigadas a entregar a declaração de Imposto de Renda as pessoas físicas que tiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 23.499,15 no ano passado ou que têm bens acima de R$ 300 mil, entre outros casos.
Editoria de Arte/Folhapress | ||
A Receita está preparada para receber, em média, 3,5 milhões de declarações por dia. A capacidade foi ampliada em 20% neste ano, segundo a coordenadora-geral de Tecnologia da Informação do órgão, Cláudia Maria de Andrade. O órgão recebe, em média, entre 150 mil e 200 mil declarações por dia, atingindo 3,5 milhões de envios apenas nos últimos dias do prazo.
"Minimizamos o risco de congestionamento neste ano. Temos servidores diferentes para recebimento das declarações e outro para download do programa", afirmou.
O programa necessário para fazer o envio só poderá ser baixado em 1º de março.
Fonte: Folha.com
Edição: Antonio Luis
Nenhum comentário:
Postar um comentário