sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

"CRACK" A MISTURA QUE NÃO DÁ CERTO

Cachimbo improvisado com lata de refrigerante
O "Crack" é uma droga feita a partir da mistura de pasta de cocaína com bicarbonato de sódio geralmente fumada. Na verdade, é uma forma impura da cocaína e não um sub-produto. O nome deriva do verbo "to crack", que, em inglês,  significa quebrar, devido aos pequenos estalidos produzidos pelos cristais (as pedras) ao serem queimados, como se quebrassem. A fumaça produzida pela queima da pedra de crack chega ao sistema nervoso central em dez segundos, devido ao fato de a área de absorção pulmonar ser grande e seu efeito dura de 3 a 10 minutos, com efeito de euforia mais forte do que o da cocaína, após o que produz muita depressão, o que leva o usuário a usar novamente para compensar o mal-estar, provocando intensa dependência. Não raro, o usuário tem alucinações, paranóia (ilusões de perseguição). O uso do crack é motivo de preocupação no mundo inteiro, uma vez que o preço é relativamente barato e está ao alcance da maioria das pessoas, até mesmo àquelas de pequeno poder aquisitvo, porém os efeitos são devastadores.
Os efeitos - eleva a temperatura do corpo, inibe o apetite, horas sem dormir, diminuição de massa corporal,  risco eminente de avc, agressividade, mudança de comportamento familiar, esses são efeitos mais comuns nos viciados.
Os crimes - normalmente os viciados não conseguem a capacidade monetária para bancar o vício, vão na contramão da lei praticando crimes de toda ordem para conseguirem a qualquer custo, seja até, se desfazendo da própria roupa do corpo ou vendendo seus bens pessoais para conseguir dinheiro.
As chances de recuperação - As chances de recuperar um viciado é bem pequena. Esse fato vem associado a vários fatores:  a recusa do próprio viciado, a falta de estrutura da familia e do governo e muitas vezes, o abondono do tratamento.
O fundo do poço - isso não é uma frase de efeito, os consumidores de crack para chegar a esse ponto não demora muito, basta experimentar uma vez, daí os estudos mais recentes apontam que a cada dia que passa a droga vai dominando seus usuários e os levando a um caminho sem volta.

Fonte: Pesquisa Wikipédia

Nenhum comentário: