segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Luto no Futebol: Atacante do Coritiba emprestado é encontrado morto

Atacante Roger de Souza, de 21 anos (encontrado morto em Guarulhos-SP)
O atacante Roger, que pertence ao Coritiba e vinha atuando por empréstimo pelo Botafogo-SP, foi encontrado morto no último domingo, na cidade de Guarulhos (SP), em condições ainda não esclarecidas.
Em nota oficial, o clube de Ribeirão Preto diz que "lamenta profundamente a morte do promissor atleta", acrescentando que seu presidente, Luiz Pereira, decretou luto oficial.
O Coritiba também emitiu comunicado sobre o triste episódio e afirmou que seu departamento de comunicação dará novos esclarecimentos em breve.
Roger de Souza foi revelado nas categorias de base do clube paranaense e tinha apenas 21 anos.

Veja a íntegra da nota do Coritiba
O Coritiba Foot Ball Club lamenta informar que o atleta Roger de Souza, 21 anos, que estava emprestado ao Botafogo de Ribeirão Preto (SP), faleceu neste domingo, em Guarulhos, em circunstâncias ainda não esclarecidas. O clube aguarda o laudo do Instituto Médico Legal de São Paulo para se pronunciar oficialmente sobre esta triste ocorrência. Todas as informações sobre este caso serão fornecidas apenas pela Assessoria de Comunicação do Coritiba.

Fonte: Terra
Edição: Antonio Luis



Detentos assassinados no sistema prisional somam 52 em 14 meses

Preso Morto e decapitado na rebelião em Pinheiros-MA
Um relatório da Ouvidoria de Segurança Pública do Maranhão – ao qual o Jornal Pequeno teve acesso – revela que 52 presos foram assassinados sistema penitenciário do estado, de janeiro de 2010 até o último dia 25, data do homicídio mais recente, que vitimou Josué Salazar de Sousa, morto a chuçadas na Casa de Detenção, em Pedrinhas.
O relatório, assinado pelo ouvidor José de Ribamar de Araújo e Silva, mostra que as mortes dentro das prisões maranhenses mais do que dobraram em 2010, em relação a 2009. Foram 42 homicídios em 2010 contra 20 em 2009. Os números de 2010 certamente foram “engordados” pelos 18 detentos assassinados em 8 de novembro, na rebelião no anexo do Presídio São Luís, em Pedrinhas.
No ano de 2008, 25 presos foram mortos. E apenas nesses dois primeiros meses de 2011, 10 detentos já foram assassinados por outros presos – quatro deles decapitados na rebelião ocorrida na carceragem da Delegacia Regional de Pinheiro, no último dia 7, que resultou em 6 mortes.
Todos esses números e outros dados do relatório da Ouvidoria de Segurança Pública do Maranhão já chegaram às mãos do secretário Aluísio Mendes nesta semana.

Veja a seguir a relação dos presos assassinados no sistema prisional do Maranhão em 2010 e 2011.

2010 (42 mortes):

Fernando de Jesus Silva Leitão; Alessandro Oliveira Freitas; Denis Charles Serra ("Dinho"); Orleans Martins de Oliveira ("Nenzinho"); Alessandro Oliveira; Eloísio Silva dos Santos; Alex Melo Castro; Edmilson Gomes; Raimundo Nonato Ribeiro ("Malaca"); Daniel Silva Azevedo ("Mamãezona"); Edmilson das Chagas Pereira; Rony Santos de Jesus ("Mutombo"); Idavilson Lima Xavier ("Cara de Bruxa"); Márcio Roberto Silva ("Pimpolho"); Márcio Sousa Santos; José Francisco Simas da Silva Filho ("Jhemes"); Alex dos Santos Boaes; Edmilson Santos Silva Júnior ("Bisteca"); Amaury Soares de Sousa; Jardeon da Cunha Santos ("Deon ou Bacabal"); Jeová Pereira da Silva; Júlio César Brito Gomes ("Corujito"); Levy Vieira da Silva; José Ricardo Vieira Pereira; Cleiton Costa Soares "Quequê"; Régis Ângelo da Silva ("Banjo"); José Francisco de Sousa ("Chiquinho"); José Ribamar dos Santos Filho ("Dragão"); Milson Silva de Carvalho ("Skipe"); José Antônio Ribeiro ("Bigode"); Eromar de Sousa Ferreira; Isaquiel Barbosa de Miranda; Eriedson de Jesus Santos (“Guaguinho”); Romuel Antonio Sousa Santos ("Bruce Lee"); Francisco Wellington Pinto da Silva; Ramon dos Santos Cruz; Getúlio Vieira da Conceição Filho ("Pará"); José de Ribamar Nascimento Sousa ("Coração de Leão"); Marcos Antônio Nascimento de Jesus; Raimundo Nonato Sousa Lima ("Nenê ou Guri"); Joabson Soares França; e Cláudio Soares Costa "Louro ou Caçula".

2011 (10 mortes):

Luís Neves Fontes; José Agostinho Bispo Pereira; Paulo Sérgio Cunha Pavão; Alexsandro de Jesus Costa Pereira; José Ivaldo Brito; Jorge Luís de Sousa Moraes; Raimundo Nonato Soares Mendes (“Pampo”); Antônio Ismael da Conceição; Egilson Mendonça Araújo; e Josué Salazar de Sousa.

Por Oswaldo Viviani

Fonte: Jornal Pequeno
Edição:Antonio Luis




Ronaldinho brilha e Famengo é campeão da Taça Guanabara

Grande contratação da temporada no Brasil, Ronaldinho fez valer o investimento em sua contratação valer no momento mais importante. O Flamengo derrotou o Boavista por 1 a 0 neste domingo na final da Taça Guanabara, no Engenhão, e conquistou o primeiro turno do Campeonato Carioca.
O tento decisivo foi marcado por Ronaldinho, cobrando falta com perfeição. Até então, o camisa 10 havia tentando lances de efeito, mas sem grande perigo à defesa do Boavista. Com a conquista, o Fla já está garantindo na decisão do Estadual, contra o campeão da Taça Rio.
A equipe rubro-negra segue sem perder na temporada, mesmo sem brilhar. Foram nove jogos na Taça Guanabara e um pela Copa do Brasil. Este foi o terceiro gol de Ronaldinho com a camisa do Fla.
O clube da Gávea chegou a seu 19º título da Taça Guanabara em sua história - é o maior campeão. Já o Boavista teve na partida deste domingo a primeira decisão de sua história, desde que foi refundado em 2004.
Ainda sem encontra sua equipe ideal, o técnico Vanderlei Luxemburgo escalou o Flamengo com um trio de armadores formado por Thiago Neves, Bottinelli e Renato Abreu. Ronaldinho surgiu como o centroavante da equipe.

O jogo

O jogo começou animado, com o Flamengo buscando trocar passes para chegar ao ataque. A primeira boa oportunidade surgiu aos 11min, quando Thiago Neves cabeceou após boa jogada de Ronaldinho e Thiago defendeu. Três minutos depois, Léo Moura chutou de dentro da área e a bola passou perto da trave esquerda.
O Boavista evitava dar espaços e, desta maneira, não dava trabalho à marcação do Flamengo. O time rubro-negro voltou a criar boa chance aos 23min, em chute cruzado de Egídio que foi espalmado pelo goleiro Thiago. Animado, Ronaldinho tentava toques de efeito, mas sem muito perigo.
Com o passar do tempo, o Boavista conseguiu reduzir o ímpeto do Fla e passou a tocar mais a bola no meio de campo. Nos minutos finais, a equipe de Saquarema ensaiou uma pressão. Aos 42min, Leandro Chaves aproveitou falha de Maldonado para finalizar e obrigar Felipe a fazer defesa difícil.
Na sequência do bom momento do Boavista, o Fla teve grandes chances de marcar. Aos 43min, Willians chutou na entrada da área e acertou a defesa adversária. No minuto seguinte, Welinton aproveitou jogada de Ronaldinho para finalizar por cima do travessão.

Etapa complementar

Para o segundo tempo, buscando conseguir mais penetração na defesa do Boavista, Luxemburgo sacou Bottinelli para a entrada do garoto Negueba. Aos 2min, Renato Abreu teve a primeira chance da etapa complementar, em forte cobrança de falta que passou perto da forquilha esquerda.
O Flamengo buscava tabelar para entrar na área do Boavista, mas sem sucesso. Para dar novo fôlego ao time, Luxemburgo mandou Diego Maurício ao jogo substituindo Egídio. Mesmo com os garotos correndo pelas alas, as chances de gol não surgiam para o time rubro-negro.
Se tocando a bola o Flamengo não conseguia chegar ao gol, a bola parada foi o caminho. Aos 26min, Ronaldinho bateu falta na entrada da área por cima da barreira e acertou com precisão o canto esquerdo de Thiago.
O jogo parecia se encaminhar para uma bonita festa, mas o clima ficou pesado no Engenhão. Renato Abreu chegou duro em Frontini, que revidou com um empurrão. O árbitro Marcelo de Lima Henrique interrompeu a discussão que surgiu e expulsou apenas o jogador do Boavista.
Nos minutos finais, o Boavista partiu para uma pressão completa. Luxemburgo lançou Ronaldo Angelim no lugar de Thiago Neves para reforçar a marcação, setor que precisou trabalhar. Ao fim, apesar da vontade do time de Saquarema, o Flamengo terminou com a taça.

Flamengo 1 x 0 Boavista

Gols

Flamengo:

Ronaldinho, aos 26min do segundo tempo

Flamengo: Felipe; Léo Moura, Welinton, David e Egídio (Diego Maurício); Maldonado e Willians; Thiago Neves (Ronaldo Angelim), Bottinelli (Negueba) e Renato Abreu; Ronaldinho. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Boavista: Thiago; Bruno Costa (Joilson), Gustavo, Santiago e Paulo Rodrigues (Max); Júlio César, Edu Pina, Leandro Chaves e Tony; André Luís (Raphael Auguso) e Frontini. Técnico: Alfredo Sampaio

Cartões amarelos
Flamengo: Renato Abreu e Ronaldinho

Boavista: Gustavo, Santiago, Júlio César, Edu Pina e Leandro Chaves

Cartões vermelhos

Boavista: Frontini

Árbitro
Marcelo de Lima Henrique
Local
Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)

Fonte: Terra
Edição: Antonio Luis



Tráfico: Operação prende policiais no Maranhão

SÃO LUÍS - A Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Civil do Maranhão, deflagrou, na manhã deste domingo (27), a “Operação Água Limpa”, de combate ao tráfico de drogas e com o intuito de cumprir mandados de prisão e busca no município de Tutoia, localizado a 463 quilômetros da capital maranhense, na região do Alto Parnaíba.
A operação começou desde a última quarta-feira (23) e prosseguiu até este domingo (27) com um total de 10 prisões. Em Tutóia, na residência Raimundo Nonato da Conceição Teixeira foi apreendida uma motocicleta, certa quantia de maconha e celulares; Francisco Silva da Paz, com 40 pedras de crack; José Evandro Oliveira Lima e sua esposa Raimunda Nonata Alves da Silva; Edvaldo Cardoso da Conceição, “Nego” e Maria de Lurdes Ramos da Costa, sua companheira.
Em São Luís, policiais do Departamento de Narcóticos (Denarc) efetuaram a prisão de Flávio Vieira Barroso Filho, vulgo “tarioba”, considerado um dos maiores traficantes daquela região. Ele foi localizado em uma casa na Avenida Norte interna s/nº, Cidade Operária, onde foi apreendido um revólver calibre 38 com 5 munições. Além do mandado de prisão por tráfico, Flávio será autuado por posse ilegal de arma de fogo. Na residência do traficante em Tutoia, os policiais encontraram um veículo Hilux NMZ 2223 cor preta e uma motocicleta sem placas.
O irmão dele, Luciano da Silva Barroso, também foi preso na cidade. Em poder dele foram apreendidos um veículo Eco Sport NZB 2469, uma moto Bros, celulares e 26 munições de calibre 45.
Os policiais Civis Francisco Borges de Jesus, conhecido como “Teté” e José Pergentino Machado Filho foram presos e autuados por facilitação para o tráfico. Segundo as provas, eles facilitavam o comércio ilegal de drogas, dando apoio e recebendo propina dos traficantes.
Já o resto do bando será indiciado por tráfico e associação para o tráfico. Eles estão sendo transferidos para a capital. As duas mulheres deverão ir para o Presídio Feminino e os homens para o Centro de Triagem, unidades prisionais localizadas em Pedrinhas.

Tutoia, Água Limpa

A operação foi batizada de Água Limpa pela etimologia da palavra “Tutoia”. Um dos estudos aponta que o nome vem de origem tupi guarani e significa “água boa” e faz jus a cidade, banhada por riachos e açudes de águas límpidas, cristalinas e das piscinas naturais entre as dunas, que fazem parte do Delta do Parnaíba.
A ação foi desencadeada a partir de investigações que apontaram um intenso comércio de entorpecentes que abastecia toda aquela região. Os trabalhos foram conduzidos pelo delegado Almir Macedo, que foi designado juntamente com uma equipe de investigadores da Polícia Civil, para aquela cidade a fim de monitorar toda a rota de venda dos entorpecentes e identificar as pessoas envolvidas com o crime.
O delegado Almir Macedo disse que os trabalhos contaram com o apoio da Promotoria, do Poder Judiciário e da Delegacia de Combate a Crimes Funcionais (Sicrif) da Polícia Civil, que forneceram informações e depoimentos a Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI).
Para dar reforço no cumprimento dos mandados de busca, prisão e apreensão, a SPCI enviou mais uma equipe de cinco investigadores e o delegado Carlos César Veloso

Fonte: Imirante
Edição: Antonio Luis



sábado, 26 de fevereiro de 2011

Carrasco do Flu na Libertadores, Bolaños é baleado no Equador

Jogador Bolaños comemorando gol no maracanã
O meia Luís Bolaños, da Liga Deportiva Universitária (LDU), foi baleado no braço na tarde desta sexta-feira, em Quito. Abordado por dois homens em uma moto, o jogador, que estava acompanhado de sua esposa, se recusou a entregar o carro próximo ao centro comercial "Quicentro", na capital equatoriana, e foi atingido por um tiro. Levado para o hospital, ele recebeu os primeiros atendimentos e está internado. Segundo a imprensa local, o atleta não corre risco de morte.
O jogador está na emergência do hospital Metropolitano, em Quito, na companhia de alguns familiares, que preferiram não passar informações à imprensa equatoriana. Os disparos ocorreram após Bolanõs ser abordado e tentar arrancar com o carro para escapar do assalto. O atleta acabou acertando outro veículo ao tentar escapar dos assaltantes. A polícia está investigando o caso para saber se foi um fato isolado ou crime premeditado.
Bolanõs ficou conhecido do torcedor brasileiro ao marcar um dos gols da LDU na final da Libertadores de 2008, contra o Fluminense, no Maracanã. A equipe equatoriana acabou ficando com o título do torneio continental. No ano seguinte, o apoiador defendeu o Santos e em seguida o Internacional. Sem sucesso, ele retornou para o Equador.

Fonte: Globo Esporte
Edição: Antonio Luis



Réus da "Máfia do Apito" são condenados a pagar multa milionária

Ex-Árbitro Edilson Pereira de Carvalho
Os réus do processo da "Máfia do Apito", como ficou conhecido o esquema de manipulação de resultados descoberto em 2005, foram condenados em primeira instância pela 17ª Vara Cível da Justiça de São Paulo. O ex-árbitro Edilson Pereira de Carvalho e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) terão de dividir uma multa de R$ 160 milhões.
Já o empresário Nagib Fayad, o ex-árbitro Paulo José Danelon e a Federação Paulista de Futebol, também envolvidos no caso, tiveram o prejuízo de R$ 20 milhões.
Na próxima segunda-feira, a sentença será publicada, assim como a divisão dos valores. A CBF já avisou que irá recorrer, uma vez que o caso foi julgado em primeira instância.
O escândalo da "Máfia do Apito" explodiu em 2005 envolvendo os árbitros Edilson Pereira de Carvalho e Paulo José Danelon, que manipulavam resultados de jogos com base em negociações com apostadores. Após a descoberta do esquema, 11 jogos do Campeonato Brasileiro daquele ano (apitados por Edilson) foram anulados e jogados novamente.

Fonte: LancePress
Edição: Antonio Luis



Com ciúmes, homem mata filha grávida e se suicida no Maranhão

Mais um crime bárbaro em Balsas, na manhã desta quinta-feira (24), por ciúme o Sr. Wilson Rodrigues matou a própria filha de apenas 15 anos e depois se matou no mesmo instante. O caso aconteceu na fazenda Brejo Bonito, próximo ao povoado Aldeia, 30 km de Balsas.
De acordo com a cunhada de Wilson (acusado), Ana Cristina, ele tinha muito ciúmes da filha e suspeitavam de um caso incestuoso, pois a menor estava grávida de 04 meses e vivia com Celso da Silva, 34.
Para o namorado Celso, o pai da garota, era muito ciumento e vivia importunando o casal, que estava junto há quase três meses, mesmo suspeitando que a gravidez da menina era de origem paterna.
As mortes se deram quando Celso saiu para uma pescaria, às 06 desta manhã, segundo ele algo lhe chamou a atenção para retornar a casa, “como se fosse um sinal”, disse ele. Celso voltou e encontrou os dois corpos estirados no chão. Wilson ainda se agonizava, mas ao serem socorridos pelos bombeiros e trazidos para o hospital Balsas Urgente, os dois já estavam sem vida.

Fonte: Carlos Aírton - Rádio Boa Notícia AM
Edição: Antonio Luis





IMAGENS FORTES: REBELIÃO EM PINHEIROS NO MARANHÃO

É recomendável que apenas maiores de 18 anos visualizem o conteúdo deste VÍDEO. Pessoas com problemas de CORAÇÃO e/ou que não suportam EMOÇÕES FORTES, também não se recomenda a visualização.
O Conteúdo deste VÍDEO contém imagens fortes, portanto não nos responsabilizamos pelo que vier acontecer com pessoas que passarem desta página. Essa rebelião aconteceu no dia 7 de fevereiro de 2011 e somente agora as imagens foram liberadas para que a população tenha uma noção do que é realmente um presídio superlotado; estamos certos de que prisão não corrige ninguém. Este vídeo tem a duração de 15m00s.

CLIQUE NO LINK ABAIXO E ASSISTA AO VÍDEO:


http://www.youtube.com/watch?v=ix9vAsGosSc


Fonte: Blog do Beto Rego/TV Meio Norte
Edição: Antonio Luis


sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

De luto, Reginho lança campanha da camisinha no carnaval 2011






Reginho, cantor do hit "Minha mulher não deixa não", esteve na quadra do Salgueiro, no Rio, nesta sexta-feira, 25, para o lançamento da campanha do Ministério da Saúde de incentivo ao uso de camisinha durante o carnaval no país. Reginho é garoto-propaganda, já que sua música serviu de inspiração para o jingle da campanha.
Durante o evento no Salgueiro, foi pedido um minuto de sillêncio em homenagem ao baixista da banda de Reginho, morto na madrugada da última quinta-feira, 24, quando o ônibus que levava os músicos se envolveu em um acidente.

Fonte: O Globo
Edição: Antonio Luis







Imagens fortes: Justiça com as próprias mãos; esse não é o caminho

Familiares revoltosos em Caxias -MA fizeram justiça com as próprias mãos. Vingaram a morte de mototaxista com total crueldade.
Estas imagens foram cedidas por um policial do Maranhão.
Justiça, com as próprias mãos esse não é o caminho.

                            CLIQUE NO LINK ABAIXO:

http://www.meionorte.com/acessavideo/mototaxista-assassinado-maranhao


DJ Reginho lança campanha do Ministério da Saúde após alta

DJ Reginho
O DJ Reginho, autor do hit Minha Mulher Não Deixa Não, continua no hospital Nair Alves de Souza, na cidade de Paulo Afonso (BA). De acordo com sua assessoria, ele deve receber alta ainda nesta quinta-feira (24), depois segue para o Rio de Janeiro onde participa do lançamento da campanha do Ministério da Saúde de prevenção à AIDS no Carnaval.
Além dele, permanecem internados o guitarrista Vinicius da Costa Andrade e o baterista Jonata Teixeira da Silva. A dançarina Márcia Oliveira, que fraturou o braço, perna e teve várias escoriações no corpo foi transferida para o Hospital da Restauração no Recife. O estado de saúde dela é estável.
O DJ Reginho e sua banda sofreram um grave acidente na manhã desta quinta. O ônibus que transportava os músicos ia do Rio de Janeiro para o Recife quando o motorista tentou desviar de uma carreta que trafegava na contra-mão.
O condutor perdeu o controle do veículo e capotou. No acidente, o baixista Lenine Castro dos Santos Filho foi arremessado e morreu. Lenine deixa a esposa e uma filha de 3 anos. O velório do músico acontece na Igreja Viver em Cristo, no bairro do Ipsep, zona sul do Recife. Lenine Castro será enterrado nesta sexta-feira (25). O horário e o local ainda não foram confirmados.

Ana Lima Freitas
Direto do Recife

Fonte: Terra
Edição: Antonio Luis

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Herdeira de empresário conta como crack destruiu o seu pai

Isabella Lemos (Herdeira)
“Desde os anos 70 o crack é uma droga do high society. Só que ninguém fala.” A afirmação é de Isabella Lemos de Moraes, filha mais velha de João Flávio Lemos de Moraes, um dos herdeiros do outrora poderoso grupo Supergasbras, onde chegou a ocupar o posto de vice-presidente do Conselho de Administração. Em entrevista, sua filha detalha agora o drama familiar: durante sua adolescência e juventude, Isabella viu o pai virar dependente químico e, mais tarde, ser diagnosticado com transtorno bipolar.
“O crack destruiu meu pai, e minha família também adoeceu”, diz Isabella, a mais velha de quatro filhos do empresário (há quatro anos, a família descobriu que João Flávio teve uma filha, Hailey, de 18 anos, nos Estados Unidos, em uma relação extraconjugal). Ela planeja organizar um livro contando os dramas e as histórias de superação da sua família, conforme antecipou a colunista Lu Lacerda .
A ideia, segundo Isabella, surgiu em 1990 quando ela leu “Little Girl Lost”, a autobiografia da atriz norte-aricana Drew Barrymore sobre a dependência de álcool e droga. Isabella afirma que nunca usou drogas, mas viu seus dramas mais íntimos relatados no livro da atriz. Desde então, quis compartilhar sua experiência, mas só agora – após dois anos ininterruptos de análise – começa a elaborar tudo o que viveu.
A família de Isabella ficou conhecida graças ao império Supergasbras Distribuidora de Gás S/A, fundado por seu avô Wilson Lemos de Moraes, que faleceu no ano passado. O clã alienou a empresa em 2004, quando passou a se dedicar à parceria com a montadora Scania, de quem é representante para a América Latina. Os Lemos de Moraes também atuam no agronegócio, com fazendas de café e criando gado para corte.
"Na alta sociedade tem muita gente usando crack e a família não fala porque parece ser aquela droga suja, de rua"
Nas décadas de 1970 e 1980, João Flávio foi um personagem conhecido da sociedade carioca. Foi repetidas vezes mote de reportagens da extinta revista Manchete, homenageado especial no programa “Boa Noite, Brasil”, de Flávio Cavalcanti e amigo de Roberto Carlos, que se tornou padrinho de seu filho João Flávio Lemos de Moraes Filho. Colunas sociais da época o tratavam como o “Alain Delon” brasileiro, em referência à beleza e ao poder de sedução do famoso ator francês.
Nos anos 1980, João Flávio se mudou com a família para Los Angeles (EUA). “Foi lá, aos 10 anos, que descobri que meu pai era viciado”, conta Isabella. A partir daí, segundo ela, a família passou a acumular uma série de histórias tristes que ela pretende compartilhar no livro que prepara, para “contar casos de superação”. Ela própria sofreu crises de anorexia e bulimia, e hoje entende isso como um pedido de socorro de uma jovem diante de uma família que também adoeceu com a dependência química do pai.
Procurado por e-mail e por telefone, João Flávio – livre das drogas há cerca de 5 anos – nada comentou sobre a decisão da filha de relatar em livro as histórias da família. Isabella diz que será cautelosa na edição: “Minha família vai ler tudo antes. A ideia não é expor ninguém, mas contar como um ambiente com drogas pode ser muito ruim para todos os que vivem nele”, explica. “Quero que minha história possa ajudar outras pessoas, assim como o livro da Drew Barrymore me ajudou”, diz.
Aos 35 anos, ela cursa o quarto período de jornalismo na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Isabella é mãe de um adolescente de 15 anos e atualmente está solteira. Seu maior projeto no momento é se dedicar à profissão escolhida. “Quero escrever uma coluna em revista, sobre coisas que possam ajudar as pessoas”, diz.

Fonte: IG
Edição Antonio Luis



Acidente mata músico de banda que estourou com ''Minha mulher não deixa não''; cantor está em estado grave

Cantor Reginho ficou ferido
O ônibus da banda do cantor Reginho se envolveu em um acidente nesta quinta-feira, por volta das 2h30,, na BR-110, próximo à cidade de Jeremoabo, na Bahia. Um dos músicos da banda, Lenine Castro dos Santos, morreu na hora. Um outro integrante da banda teve ferimentos graves e foi levado para o Hospital de Paulo Afonso.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, das 27 pessoas que estavam no veículo, 16 ficaram feridas e o baixista Lenine Filho morreu.
Segundo informações de um dos vocalistas da banda, Kleber Lapada, o ônibus seguia do Rio de Janeiro para Recife. Por volta das 2h30m, o motorista foi livrar de outro veículo que vinha na contramão e, para evitar a colisão, desviou para o canteiro e acabou capotando.
Kleber informou que a dançarina Márcia foi a que se feriu mais gravemente, com fratura exposta na perna. Ela foi levada para o hospital Nair Alves de Souza, em Paulo Afonso, onde também está Reginho, que não teve ferimentos graves, e mais três integrantes da banda. Todos aguardam por exames. Os demais feridos foram socorridos para o hospital de Jeremoabo.

Fonte: Extra
Edição: Antonio Luis



Justiça liberta acusadas de 'leilão de virgens' em Alagoas

Odilon Rios
Direto de Maceió


Por ordem do juiz Ygor Figueiredo, da cidade de União dos Palmares (zona da Mata alagoana), três mulheres acusadas de exploração sexual, presas em dezembro, foram libertadas nesta quarta-feira. De acordo com o Ministério Público Estadual (MPE), a promotora Gisela dos Santos, Thays Costa e uma mulher conhecida como Vanessinha promoviam um "leilão de virgens" no Bar do Queijo, área rural de União, com políticos e empresários da região.
Segundo investigações do MPE, empresários, políticos e um juiz ajudavam a escolher o "bumbum mais bonito" nas festas e participavam de rifas para sexo oral. Uma menina de 12 anos teria a virgindade leiloada no bar e, a partir dela, o MPE descobriu que outras seis menores estampavam fotos distribuídas aos interessados vestindo fio dental e cinta liga. O esquema foi descoberto em janeiro e duas menores, de 14 e 16 anos, foram flagradas em uma das festas pelo Conselho Tutelar e Polícia Civil.
As comemorações eram conhecidas como "festinhas para a classe A". De acordo com o magistrado, o MPE ainda não havia apresentado denúncia contra as mulheres. Elas negam e dizem que as festas eram "confraternização de amigas". "Elas estavam detidas há um bom tempo e, como haviam se apresentado espontaneamente e não havia fatos novos, não havia risco em não se manter a ordem pública com a liberação delas", disse o juiz.

Fonte: Terra
Edição: Antonio Luis



Senado aprova reajuste do salário mínimo para R$ 545

Depois de aprovar o texto-base que fixou o reajuste do salário mínimo em R$ 545, os senadores rejeitaram as duas emendas que poderiam mudar o valor na sessão desta quarta-feira (23): a emenda do PSDB que pedia o valor de R$ 600 foi rejeitada por 55 votos contra, 17 a favor e cinco abstenções; e a emenda do DEM, que pedia R$ 560, foi rejeitada por 54 votos --19 votaram a favor e quatro se abstiveram.
Os senadores aprovaram o relatório do líder do governo na Casa, Romero Jucá (PMDB-RR), com parecer favorável aos R$ 545 defendidos pelo Executivo e com uma política de reajustes até 2015. Jucá foi vaiado por representantes das centrais sindicais, que defendem um reajuste de ao menos R$ 560.
Ainda deve ser votada a emenda que pede a retirada do artigo que afirma que o reajuste do salário mínimo precisa de decreto presidencial.
Se o projeto for aprovado sem mudanças pelo Senado, Dilma poderá sancioná-lo até o fim do mês. Assim, os R$ 545 já valeriam para março. Caso haja alterações, o texto volta à Câmara. “Se depender do Senado, ela assina tudo logo”, disse Jucá.
“Não estamos aprovando aqui um salário mínimo somente de R$ 545 para este ano, nós estamos aprovando um salário em média de R$ 620 para o ano que vem, de R$ 680 para daqui a dois anos, e por aí em diante”, afirmou Jucá.
O relator destacou logo no início de seu parecer a importância de parlamentares da base aliada, citando o senador petista Paulo Paim (RS), que trabalhou, nas palavras deles, com o governo e com as centrais sindicais para elaborar uma política de recuperação do salário mínimo. Paim defendia um reajuste de R$ 560, mas recuou nesta quarta-feira após conversa com o Planalto.
O peemedebista também frisou que não há inconstitucionalidade no texto do projeto no que se refere a colocar na proposta o termo "decreto" em vez de projeto de lei. “O projeto fixa o valor do percentual de 2012, 2013, 2014 e para o ano de 2015 e fixa também para o ano de 2011 os R$ 545 e define que este valor será definido como o Congresso está votando (...). Portanto o decreto que faz menção a esta lei, é apenas um instrumento informativo do valor determinado em lei”, justificou.

Pressão do Planalto

Na terça-feira (22), emissários do Palácio do Planalto repetiram a empreitada realizada na Câmara há uma semana: o ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, e funcionários do Ministério da Fazenda conversaram com senadores para pedir apoio.
A pressão do governo foi tão forte que até o senador Paulo Paim (PT-RS), que cogitou propor reajuste maior depois da votação na Câmara, mudou de ideia.
Apenas depois de ser aprovado o novo salário mínimo o governo vai apresentar uma medida provisória para corrigir a tabela de Imposto de Renda para pessoa física em 4,5%. Ainda não está claro se o Palácio do Planalto quer um ajuste apenas para 2011 ou se terá formulada uma política para os próximos anos, como no caso do salário mínimo.
"O que estamos fazendo é corrigir a tabela pela meta inflacionária. Como a meta é 4,5%, a correção é 4,5 (%)", disse Luiz Sérgio.

Fonte: UOL
Edição: Antonio Luis

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

ANTES DE BEBER VEJA ESSE VÍDEO



Um homem bastante alcoolizado não consegue subir a rua onde mora, essa situação pra lá de engraçada aconteceu na Inglaterra.

Botafogo, Fla, Flu e Vasco decidem romper com o Clube dos 13

Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco decidiram romper com o Clube dos 13 e adotar uma posição conjunta para defender seus interesses em relação à aquisição de direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro. A decisão foi tomada em uma reunião com a presença dos presidentes dos quatro clubes nesta terça-feira, segundo comunicado oficial nos sites oficiais de todos.
O documento informa que os quatro clubes não reconhecem como adequada a forma pela qual o Clube dos 13 conduziu, perante seus associados, o projeto para o novo contrato de transmissão. Por isso, como conseqüência, os presidentes manifestam-se desobrigados diante da instituição, dispondo-se os mesmos a tratar os aspectos comerciais referentes aos direitos de transmissão diretamente com as empresas interessadas.
O comunicado, que é assinado pelos presidentes e está redigido exatamente da mesma forma nos quatro sites, explica que a decisão se fez para “defesa intransigente dos interesses do futebol do Rio de Janeiro e, ainda, a satisfação dos interesses maiores do futebol brasileiro em geral”.
Procurado pelo GLOBOESPORTE.COM, o assessor do Clube dos 13, Fernando Mello, disse que não poderia comentar a decisão dos quatro grandes clubes cariocas e só falaria sobre o caso à noite.
Nesta terça-feira, o presidente do Corinthians, Andrés Sanches, também falou sobre sua insatisfação em relação às negociações dos direitos de transmissão feitas pelo Clube dos 13. O dirigente afirmou que o clube tinha a intenção de romper com a entidade, após sair de uma reunião em sua sede.
- Vim aqui informar minha insatisfação ao Fábio Koff (presidente do Clube dos 13). Nos próximos dias devo anunciar uma decisão, mas a tendência é que a gente saia. Não queremos todo o dinheiro para o Corinthians ou deixar os outros sem nada. Não queremos um Campeonato Brasileiro com apenas dois clubes fortes, como acontece na Espanha ou na Itália. Mas tem de ser reconhecido o valor de cada clube - disse Sanches.

Confira o comunicado na íntegra:

Os Presidentes do Botafogo de Futebol e Regatas, do Fluminense Football Club, do Clube de Regatas Flamengo e do Club de Regatas Vasco da Gama reuniram-se em 22/02/2011 para discutir os aspectos relacionados á concorrência, encaminhada pelo Clube dos 13, com o propósito de aquisição de direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro de futebol profissional.
Como resultado, restou decidido que os clubes adotarão posição conjunta, diante da questão em causa, tendo como fundamento principal a defesa intransigente dos interesses do futebol do Rio de Janeiro e, ainda, a satisfação dos interesses maiores do futebol brasileiro em geral.

Foram, em conseqüência, fixadas, pelos quatro clubes, as seguintes preliminares:

- Não reconhecer como adequada a forma pela qual, até aqui, o Clube dos 13 conduziu, perante seus associados, o projeto para o novo contrato de transmissão;
- Os clubes, em conseqüência, manifestam-se desobrigados, diante do Clube dos 13, dispondo-se os mesmos a tratar, diretamente com as empresas interessadas, todos os aspectos comerciais referentes aos direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro.


Rio de Janeiro, 23 de fevereiro de 2011.

Mauricio Assumpção
Botafogo de Futebol e Regatas
Presidente

Peter Siemsen
Fluminense Football Club
Presidente

Patrícia Amorim
Clube de Regatas Flamengo
Presidente

Carlos Roberto Dinamite de Oliveira
Club de Regatas Vasco da Gama
Presidente

Fonte: g1
Edição;Antonio Luis

 

Maior família do mundo: 1 marido, 39 esposas, 94 filhos e 33 netos.Veja!

Os números impressionam. Os 167 membros da família Ziona moram em uma casa de quatro andares com 100 quartos, a maior entre as colinas da aldeia Baktwang, no estado indiano de Mizoram. Para o jantar, são necessários 30 frangos inteiros, cerca de 60 quilos de batatas e mais 100 quilos de arroz.
O chefe da maior família do mundo, o indiano Ziona Chana, tem orgulho do seu papel. “Confesso que me sinto abençoado por ter 39 esposas e ser o chefe da maior família do mundo”, declarou ao jornal britânico The Sun.
Para organizar a rotina dessa super família, Ziona conta com a colaboração de suas companheiras. Zathiangi, a esposa mais antiga divide as tarefas domésticas, como limpeza, lavagem e preparo das refeições, entre as demais.
Tal feito só foi possível porque Chana faz parte de uma seita que permite que seus membros se casem com um número infinito de mulheres. Em sua “melhor” fase, ele casou-se com 10 em apenas um ano e ainda tem a mordomia de dormir em sua própria cama de casal, enquanto suas 39 companheiras se revezam em dormitórios. Ele confessa que continua em busca de novas esposas. “Estou disposto a ir até os Estados Unidos para aumentar o número de membros da minha família”, diz o chefe da família.
A mais jovem é que dorme mais próxima ao quarto de Ziona. A regra é quanto mais velha, mais longe do quarto e não há um sistema de rotação.
“Ele é a pessoa mais importante e a mais bonita da aldeia e nós adoramos ficar em torno dele”, contou Rinkmini, uma das esposas de Chana, 35 anos, ao jornal. Segundo ela, Ziona a conheceu há 18 anos enquanto caminhava pela aldeia em uma manhã. Pouco tempo depois, ele escreveu uma carta pedindo sua mão em casamento.
“Aqui todo mundo se dá bem. Esse sistema familiar é baseado no amor e no respeito mútuos”, explica outra mulher de Ziona, a Huntharnghanki.

Fonte: AFP
Edição: Antonio Luis



Justiça autoriza e goleiro Bruno poderá jogar futebol na prisão


Bruno na prisão
 O goleiro Bruno Fernandes recebeu autorização da Justiça para que possa treinar durante o período de banho de sol na Penitenciária de Segurança Máxima Nelson Hungria, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, onde está preso. Ele, o amigo Luiz Henrique Ferreira Romão - o Macarrão -, o primo Sérgio Rosa Sales e o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos - o Bola - aguardam na unidade o julgamento popular pela morte de Eliza Samudio, no ano passado.
Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a autorização para que Bruno jogasse futebol foi dada pela juíza Marixa Fabiane Lopes, do Tribunal do Júri de Contagem. O pedido foi feito pelo advogado Claudio Dalledone Júnior, que defende o goleiro. Bruno foi autorizado a usar bola, meiões, luvas e caneleiras.
A Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais informou que foi feita uma avaliação, que considerou não haver riscos para a segurança no presídio o uso dos equipamentos.

Fonte: Terra
Edição: Antonio Luis



terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Os benefícios do chocolate

Chocolate Branco
Seja para consolar algum sentimento, para vencer o estresse ou simplesmente para ter um bem-estar imediato, o chocolate é um amigo inseparável para todas as horas. Infelizmente, este mágico alimento contém muitas calorias.
Ainda assim, é rico em lipídios (30g / 100 g) e açúcares (10 g/ 100g), que chegam acompanhados pelas cerca de 500 calorias por cada 100 gramas ingeridos, o equivalente ao que você gastaria em uma aula de uma hora de tênis.
Mas será que é preciso condenar o chocolate? De forma alguma, pois esse alimento está cheio de substâncias boas para o nosso organismo e é importante que nos façamos um agrado de vez em quando, com moderação. O chocolate é ainda uma boa fonte de minerais, pois contém ferro, fibras, fósforo e potássio. E também é rico em cálcio, ainda se forem os chocolates brancos (cerca de 400 mg/100g).
Já os chocolates amargos são ricos em flavonóides, antioxidantes que ajudam o organismo na luta contra o envelhecimento. Estudos recentes mostram que os polifenóis presentes nos chocolates amargos têm um efeito positivo para quem sofre de hipertensão.

O chocolate contém substâncias conhecidas por seus efeitos psicoestimulantes. Saiba quais:

- a serotonina é um neurotransmissor utilizado como antidepressivo. O chocolate contém cerca de 3 miligramas a cada 100 g, uma quantidade relativamente baixa, mas que já pode trazer efeitos positivos para o humor.

- a teobromina (40 à 500 mg/ 100 g), um alcalóide que estimula o sistema nervoso central e o coração.

- cafeína (70 mg / 100g), que possui efeito excitante.

- anandamina. Em uma baixa escala, seus efeitos podem ser comparados aos da cannabis, o que explica os efeitos de euforia e relaxamento provocados pelo chocolate.

- fenilelatilamina (0,4 à 0,6 μg/ g) e a tiramina são responsáveis pela sensação de bem estar. Esses compostos apresentam uma estrutura molecular semelhante às anfetaminas.

- magnésio (110mg/100g), que ajuda no combate ao estresse.

Fonte: Terra
Edição: Antonio Luid

Sexo oral sem higiene pode causar câncer de garganta

SAÚDE
O tabaco, substância presente no cigarro, e o consumo de bebidas alcoólicas sempre foram apontados como um dos principais fatores para desenvolvimento de câncer na região da garganta. Pois agora cientistas afirmam que o sexo oral ocupa o topo da lista entre os comportamentos de risco.
Pesquisa realizada pela Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, descobriu que o vírus HPV atualmente é a principal causa da doença em pessoas com menos de 50 anos. O papiloma vírus humano pode provocar lesões de pele ou em mucosas. Existem mais de 200 variações com menores e maiores graus de perigo. Um deles é o causador de verrugas e de câncer do colo do útero, consideradas lesões pré-cancerosas.
Homens com mais de 50 anos costumavam ser as principais vítimas do câncer de garganta. Principalmente aqueles com histórico de fumo e consumo de bebida alcoólica. Mas o problema tem crescido em faixas etárias mais baixas, e dobrou nos últimos 20 anos nos Estados Unidos em homens com menos de 50 anos devido ao vírus.
Outros países como Inglaterra e Suécia também identificaram aumento da doença devido ao HPV. Na Suécia, apenas 25% dos casos tinham relação com o vírus na década de 1970 e, agora, o índice chega a 90%, de acordo com uma das pesquisadoras, a professora Maura Gillison.
Segundo ela, alguém infectado com o tipo de vírus associado ao câncer de garganta tem 14 vezes mais chances de desenvolver a doença. "O fator de risco aumenta de acordo com o número de parceiros sexuais e especialmente com aqueles com quem se praticou sexo oral", afirmou a pesquisadora.
Os resultados do levantamento vão ao encontro de outros já feitos sobre o mesmo tema, como o realizado pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Realizado no ano passado, o estudo apontou que pessoas que tiveram mais do que seis parceiros com quem praticaram sexo oral tinham nove vezes mais chances de desenvolver câncer de garganta. Nos que já haviam tido algum tipo de infecção provocada pelo HPV, o risco subia para 32 vezes.
Os médicos que realizaram o levantamento sugeriram que homens também sejam vacinados contra o vírus, como é recomendado para as mulheres. Em países como Inglaterra, meninas de 12 e 13 anos recebem a vacina contra HPV e, segundo dados, previne até 90% dos casos de infecções.
No Brasil, há dois tipos de vacinas disponíveis, contra os tipos mais comuns de câncer do colo do útero, mas o governo alerta que não há evidência suficiente da eficácia da vacina, o que só poderá ser observado depois de décadas de acompanhamento. O governo também recomenda a prática de sexo seguro como a melhor maneira de se prevenir.

Fonte: Terra
Edição: Antonio Luis



Situação Carcerária do Maranhão será denunciada à ONU

Ilustração
O site Consultor Jurídico citou a reunião do Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB, na sede do Conselho Federal, ocorrida no domingo (20/02), com a presença do presidente da OAB/MA, Mário Macieira. A matéria destacou a denúncia a ser feita ao Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU sobre a situação dos presídios maranhenses.
A Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ) vai denunciar ao Alto Comissariado de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) a situação dos presídios do Maranhão, em frequentes rebeliões. De acordo com o presidente da seccional do Rio, Wadih Damous, a denúncia será feita por meio da presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ, Margarida Pressburger, integrante do Subcomitê de Prevenção à Tortura do órgão da ONU.
A medida foi anunciada neste domingo (20/2), durante reunião do Colégio de Presidentes de Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil, na sede do Conselho Federal. O presidente da OAB-MA, Mário Macieira, afirmou que há a participação do crime organizado e até de policiais nas rebeliões dos presídios do Maranhão. Para Damous, é importante que essa denúncia chegue ao Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU "até para que seja reverberada internacionalmente".

Moção de solidariedade

O Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB, conduzido pelo presidente do Conselho Federal, Ophir Cavalcante, aprovou durante a reunião moção de apoio à OAB-MA. A seccional tem recebido ameaças de represálias do crime organizado por conta de seu trabalho em prol dos Direitos Humanos (DH) e na defesa das prerrogativas, especialmente no caso das rebeliões nos presídios estaduais.
A moção de solidariedade se estende ao presidente da Comissão dos Direitos Humanos da OAB-MA, Luiz Antonio Pedrosa, ameaçado diante de sua ação em defesa dos direitos dos presos nas rebeliões. Cavalcante e Macieira pretendem contatar autoridades do Ministério da Justiça nesta segunda-feira para cobrar medidas de garantia à segurança de Pedrosa. "As ameaças têm crescido à medida que a atuação da OAB se acentua e a situação nos presídios do Maranhão tem se agravado", disse Mario Macieira.
Segundo ele, de janeiro de 2007 até o momento, 94 pessoas foram mortas no nas prisões maranhenses. Somente entre novembro de 2010 e este mês, foram 24 presos mortos em rebeliões, sete dos quais decapitados - quatro deles em Pinheiro, na semana passada.
"Estamos denunciando que esses fatos são gerados pelo crime organizado no interior das prisões - e essa comprovação veio agora, na última sexta-feira, quando o corregedor-geral da Justiça do Maranhão entregou para nós o depoimento de um preso que iria morrer na rebelião de Pinheiro, mas não morreu. Ele conta que toda a rebelião foi comandada por presos de outro presídio, em Pedrinhas, que se comunicavam com o presídio em Pinheiro por telefone", informou Macieira.

Fonte: O Imparcial
Edição: Antonio Luis



Policial fica nua à força para ser revistada

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo decidiu afastar da Corregedoria da Polícia Civil dois delegados suspeitos de abuso de autoridade na prisão de uma escrivã em 2009.
Também vai reabrir a investigação contra eles. A decisão foi tomada nesta segunda-feira pelo secretário Antonio Ferreira Pinto.
Em nota, a SSP afirma que foi determinado por Ferreira Pinto a instauração de processo administrativo disciplinar para apurar a responsabilidade dos delegados Eduardo Henrique de Carvalho Filho e Gustavo Henrique Gonçalves.
Também será investigada a conduta do delegado Emílio Antonio Pascoal, que na ocasião era titular da Divisão de Operação Policiais da Corregedoria.
O secretário também afirmou que vai enviar ofício ao chefe do Ministério Público "manifestando perplexidade com o requerimento de arquivamento do inquérito policial instaurado por abuso de autoridade, pelo representante do Ministério Público oficiante, à época, junto ao juízo criminal da Vara Distrital de Parelheiros".
Imagens divulgadas no fim de semana pelo blog do jornalista Fábio Pannunzio mostram que, durante a abordagem, os dois delegados tiraram a calça e a calcinha da escrivã, que era investigada pelo crime de concussão (quando um servidor exige o pagamento de propina).
O caso aconteceu em junho de 2009, quando ela trabalhava no 25º DP, no bairro de Parelheiros (zona sul de São Paulo).
Ao longo dos 12 minutos do vídeo, a escrivã diz que os delegados poderiam revistá-la, mas que só retiraria a roupa para policiais femininas. Mas nenhuma investigadora da corregedoria foi até o local para acompanhar a operação.

VEJA VÍDEO ABAIXO:



Fonte: Folha On Line
Edição: Antonio Luis

Filha de secretária-executiva do Funpen é suspeita do furto em SLZ

A filha da secretária-executiva do Fundo Penitenciário Estadual (Funpen) é a suspeita de furtar os R$ 26 mil do cofre que fica em uma sala da Secretaria de Segurança Pública, em São Luís. De acordo com a polícia, fortes indícios durante a investigação e a colaboração da mãe, Maria da Graça Gomes Pinheiro, chegaram à sua filha, que é funcionária terceirizada da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).
"Temos indícios muito fortes de que o furto foi de autoria desta moça. [...] Ela vinha ostentando, nos últimos tempos, um padrão financeiro muito acima do que era comum", disse o delegado Ronilson Moura, titular da Delegacia de Roubos e Furtos, responsável pelo inquérito. Ainda de acordo com ele, a moça se infiltrava no trabalho da mãe para poder roubar o dinheiro. "A própria mãe foi colaboradora na investigação", disse o delegado.
O delegado Ronilson Moura ouvirá a suspeita na tarde desta segunda-feira (21), pela primeira vez.

Fonte: Imirante
Edição: Antonio Luis



segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

CBF volta atrás e reconhece o Flamengo como campeão em 1987

Time campeão de 1987
O Flamengo brigou, lutou e nesta segunda-feira, enfim, teve o reconhecimento do título brasileiro de 1987. A presidente Patrícia Amorim se encontrou com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, na Barra para formalizar o fim da polêmica questão.
Agora, para a CBF, houve dois campeonatos brasileiros naquele ano, um conquistado pelo Fla, outro pelo Sport. Inter e Guarani são os vices. O diretor jurídico da CBF, Carlos Eugênio Lopes, confirmou a informação.
- O Flamengo apresentou no início de fevereiro um estudo complexo pedindo que a CBF reconsiderasse a decisão de 1987 e reconhecesse o Flamengo como campeão junto com o Sport. O presidente Ricardo Teixeira repassou para mim o estudo e, diante dos novos argumentos, vimos que seria justo e isso não causaria problemas jurídicos a ninguém - disse.
Carlos Eugênio Lopes considerou os argumentos do Flamengo bastante convincentes e lembrou que após a unificação dos títulos desde 1959 seria injusto não resolver a pendência da Copa União. Na cerimônia de distribuição das faixas, em dezembro do ano passado, Ricardo Teixeira disse que, como havia uma decisão judicial transitada em julgado a favor do Sport, poderia ser preso se desse a taça aos rubro-negros. A diretoria do Flamengo respondeu com ironia. Em nota oficial, os dirigentes afirmaram que, se Teixeira viesse a ser preso, não seria pela polêmica de 87.
Nesta segunda, o diretor jurídico da CBF garantiu que, judicialmente, não há o que o Sport contestar.
- O estudo enviado pelo Flamengo tem vários anexos, inclusive um documento em que o Sport reconhece o Flamengo também como campeão em 87. Com a decisão da CBF de unificar os títulos a partir de 1959 seria injusto não resolver todas as pendências -afirmou.
- Esse é um dia histórico para o Flamengo. Quero homenagear todos os jogadores da campanha de 87 e o técnico Carlinhos. Vocês são agora os legítimos campeões de 87, e o Flamengo tem de direito seis títulos de campeão brasileiro - disse, em entrevista ao site oficial da CBF.

Longa batalha política

Em abril de 2010, a CBF havia batido o martelo de que a Taça das Bolinhas deveria ser entregue ao São Paulo, oficialmente considerado o primeiro time a ganhar cinco vezes o Brasileiro. Na ocasião, Ricardo Teixeira disse que a decisão era irrevogável. Dois dias antes, Fábio Koff havia sido reeleito presidente do Clube dos 13 com apoio de Patrícia Amorim. Ricardo Teixeira preferia que o eleito fosse Kléber Leite.
Na eleição de Koff, Patrícia estava ao lado de Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo. Na semana passada, o dirigente tricolor recebeu oficialmente a Taça das Bolinhas, apesar dos protestos da diretoria rubro-negra.
No site oficial tricolor, Juvenal Juvêncio publicou uma carta para dar satisfação a Patrícia Amorim sobre o caso. O presidente foi respeitoso, elogiou Patrícia, mas argumentou que não poderia abrir mão de um troféu "que materializa o símbolo de algumas das mais importantes conquistas desportivas dessa entidade". No dia da entrega da taça, Juvenal comentou que "ia se deliciar" com o troféu.
O Flamengo respondeu com um pedido de busca e apreensão na 50ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio.

Fonte: g1
Edição: Antonio Luis



sábado, 19 de fevereiro de 2011

Além da sustentabilidade

Paulo Nassar


De São Paulo


Uma pesquisa recente da ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) revela que no universo das 500 maiores empresas atuantes no Brasil, as de origem brasileira são as que mais trabalham de forma organizada as suas histórias. Entre essas empresas nacionais se destacam Odebrecht, Petrobras, Votorantim, Natura, Embraer, TAM e Gol. Todas possuem estruturas e profissionais especializados em trabalhar as suas memórias técnicas e institucionais, com objetivos de transformar registros, documentos, fontes orais, material iconográfico e audiovisual em mensagens demandadas por suas áreas de pesquisa e desenvolvimento, marketing, gestão de marca e comunicação, recursos humanos, entre outras. É um trabalho mestiço que reúne historiadores, museólogos, bibliotecários, relações-públicas, jornalistas, publicitários, escritores, designers, documentalistas, arquivistas, analistas de sistemas. É mais um exemplo da comunicação empresarial como uma área de trabalho muito além das ações de relacionamento com a imprensa. Esse trabalho multidisciplinar ganha uma expressão comunicativa expressa em produtos como museus empresarias, exposições, publicações, contação de histórias (storytelling) e produções audiovisuais.

O valor da memória

Estas empresas brasileiras descobriram o valor de seu patrimônio histórico quando ele - não transformado em ruínas - transforma-se em conhecimento que diferencia uma determinada empresa frente aos seus concorrentes, mostrando o que ela tem de genuíno, singular. Um conhecimento - que muitas vezes não é explícito e para aflorar, ganhar expressão frente a milhares de empregados, comunidades onde essas empresas estão inseridas e frente à sociedade - precisa ser prospectado nos materiais coletados por historiadores e comunicadores em entrevistas com os fundadores, gerentes, trabalhadores, clientes e, também, com outros elos de uma extensa cadeia produtiva.
Quando uma empresa esquece suas memórias, encravadas em suas histórias, ela cinde-se com uma parte importante de sua identidade. O presente como pensava Gilberto Freyre, quando criou a idéia de tempo tríbio é indissociável dos tempos passado e futuro. A empresa não é um empreendimento se posicionada em uma bolha de instante.
A idéia de cultura organizacional é inviável em organizações que não respeitam a sua história e memória. Uma história e memória que são também histórias e memórias sociais. Vejam que quando estamos falando de empresas brasileiras como as citadas no início deste artigo, falamos também da história e da memória de setores como os de infra-estrutura, petróleo, cimento, papel e celulose, higiene e beleza, aeroespacial e transporte aéreo. Nesses casos, além de trabalhar os seus patrimônios históricos com fins especificamente empresariais, essas organizações têm disponíveis para a sociedade e para a comunidade acadêmica um arsenal de narrativas que mostram as suas utilidades e alinhamentos sociais e outros elementos simbólicos fundamentais para a legitimação de suas ações nos âmbitos sociais, econômicos, ambientais e culturais.
A expressão sustentabilidade, de tão usada e abusada pela comunicação e marketing das empresas é vista com desconfiança social crescente. Essa má percepção só pode ser superada pelas organizações que tem responsabilidade histórica, chancelada por boas memórias oriundas de seus públicos e sociedade, principalmente em relação aos seus comportamentos comercial, social, econômico e cultural.

Fonte: Terra Magazine
Edição: Antonio Luis





FICHA LIMPA: FUTURO INCERTO

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, afirmou nesta sexta-feira no Recife que o futuro da Lei da Ficha Limpa é uma "incógnita". Entretanto, disse que "seja qual for esse destino, a Lei da Ficha Limpa é uma ideia que veio para ficar".
A votação sobre a validade da lei nas eleições de 2010 acabou empatada, no Supremo Tribunal Federal (STF), por 5 votos a 5, e um dispositivo regimental do Tribunal foi usado para o desempate no caso de Jader Barbalho. Ele foi barrado por ter renunciado ao cargo de senador, em 2001, para escapar de um processo de cassação por quebra de decoro.
A vaga do ministro Eros Grau, que havia pedido aposentadoria, ainda não havia sido preenchida pelo atual ministro Luis Fux, por isso foi necessário o uso do dispositivo regimental do STF.
Lewandowski também disse que, em sua opinião, a vaga deixada por parlamentares deve ser suprida pela ordem de votos do partido, e não da coligação. "Embora as coligações se desfaçam após as eleições, os efeitos delas se projetam no tempo", afirmou. Ao julgar uma liminar no fim do ano passado, o STF entendeu que a vaga deve ser ocupada pelo primeiro suplente do partido e não da coligação.
O presidente do TSE também afirmou que os assuntos polêmicos, no STF, só serão resolvidos após o dia 3 de março, com a posse de Luiz Fux. "O ministro Cezar Peluso deixará todos os temas polêmicos para decidir com o plenário completo", disse ele.

Lei da Ficha Limpa

A Ficha Limpa é uma lei originada de um projeto de lei de iniciativa popular, que reuniu 1,9 milhão de assinaturas e visa impedir que políticos com condenação na Justiça possam concorrer às eleições.
O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado em maio de 2010 por votação unânime, sendo sancionado pelo ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva(PT), transformando-se na Lei Complementar nº 135, de 4 de junho de 2010.

Fonte: Agencia Brasil
Edição: Antonio Luis



sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Pelé diz que Brasil corre "grande risco" de se envergonhar em 2014

Rei Pelé
O ex-jogador Édson Arantes do Nascimento, o Pelé, fez um alerta nesta sexta-feira à organização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Ele se disse preocupado com o andamento das obras e admitiu ter medo de passar vergonha depois de todo o esforço feito para trazer o Mundial ao Brasil.
“O Brasil está correndo um grande risco de envergonhar a gente pela maneira de administrar a Copa”, declarou Pelé durante um encontro com a imprensa em São Paulo.
Ele destacou que a preocupação chega a ser internacional: "Os aeroportos, você vê, é o que está assustando mais. E não é só brasileiro não. Conversei com o grupo do Platini [presidente da Uefa] e eles também estão bem preocupados”, revelou.
“Isso está realmente nos preocupando, até por tudo o que a gente fez, viajando pelo mundo todo para pedir votos. O Brasil tem a obrigação de fazer uma boa Copa, mas infelizmente já está atrasando, e ainda tem a polêmica com São Paulo”, continuou Pelé.
Para o “Rei”, o caso paulista ilustra bem a desorganização dos preparativos: “São Paulo é a base do futebol brasileiro. Deveria ser a primeira a se definir, mas não está definido ainda”, criticou Pelé, que considerou a situação brasileira “bem diferente” da África do Sul no ano passado.
"Até o pessoal da Fifa faz a mesma pergunta: 'O que está acontecendo com o Brasil?' Tem muita gente comparando com a África, mas é bem diferente. Eles fizeram a Copa em apenas quatro estados, teve a ajuda do Bono Vox, do Bill Gates, a nossa ajuda. Com o Brasil é completamente diferente, e não dá para fazer uma comparação", avaliou.

Fonte: UOL
Edição: Antonio Luis



MÃE SOLTEIRA: O QUE FAZER NA HORA DE NAMORAR?

Encontrar uma pessoa bacana para construir um relacionamento exige tempo e muita disposição. Talvez esse acabe sendo um dos motivos que levam mulheres que já são mães a deixarem um pouco de lado suas vidas amorosas.
Entretanto, a dedicação a um filho não pode ser empecilho para se viver um novo amor. Ainda mais porque há homens por aí que não se importam com o fato de terem que incluir uma criança no relacionamento.
Para a psicoterapeuta e psicanalista Lea Michaan, a mulher que já é mãe e está disposta a viver um novo amor não pode - e nem deve - ficar presa a um só papel. "Ela precisa transitar por todas as funções que cabem a ela: dona de casa, profissional, mãe, mulher. O filho vai crescer e viver sua própria vida. E se ela não cuidar de si própria certamente vai culpar este filho e impedir que ele siga seu caminho", esclarece.
Na hora de "ir à caça", Lea acha que a mulher não deve dizer logo de cara que tem um filho. Afinal de contas, ela tem o direito de se preservar. "O ideal é que ela comente da criança numa segunda oportunidade. Antes é importante saber o grau de envolvimento que ela e essa pessoa pretendem ter", sugere. "O filho já tem a carência de uma figura paterna, portanto, o certo é evitar qualquer tipo de frustração".
Lea recomenda também que a mulher crie um vínculo bacana com o parceiro antes de apresentá-lo ao filho. "Separadamente, converse com a criança. Diga a ela que você conheceu um homem legal e a importância que esta pessoa tem na sua vida. Peça para que seu filho o conheça e sempre ressalte que, apesar da chegada do rapaz, a sua relação com a criança não será abalada", recomenda.
A opinião da criança sobre o novo namorado da mãe não pode deixar de ser ouvida. "Procure saber o que ela achou. Caso a opinião seja negativa, tenha discernimento para identificar se a crítica é verdadeira ou apenas ciúmes. Se for necessário, tenha uma conversa franca com ela e com o parceiro juntos".
Um namoro pode acabar, mas o filho é para sempre. Por este motivo, a criança deve ser sempre prioridade na vida da mãe. "Nunca deixe seu filho de lado por conta do relacionamento. Encontre um momento do dia para se dedicar integralmente a ele. Seja quando ele chega da escola ou quando você chega do trabalho. Somente depois vá ao encontro do namorado", aconselha Lea.
Aos finais de semana, a mãe também precisa incluir a criança nos programas. "Caso o homem não tenha interesse em participar desses eventos, é um alerta de que ele não serve para namorar você", afirma a psicanalista. "Outro ponto importante é preservar a sua intimidade. Lembre-se de fechar a porta quando for se deitar com seu parceiro. É difícil para o filho conviver com a sexualidade da mãe".
Em situações como essa, é normal a família dar opiniões, uma vez que está preocupada com o bem-estar da criança. Para lidar com isso é preciso ter equilíbrio. "Eu penso que os familiares querem o bem da criança e, por isso, opinam. A mulher deve escutar sempre os conselhos, mas se realmente quiser levar o namoro adiante, deve defender sua posição, alegando que se ela tiver um companheiro será melhor para o filho e que o lado feminino dela também precisa de cuidados".
Portanto, tenha a certeza de que um filho não atrapalha sua vida amorosa. Esta pode ser a grande chance de conhecer alguém verdadeiramente responsável e que queira lutar para fazer você feliz e adotar seu filho de coração.

Por Juliana Falcão (MBPres)
Edição: Antonio Luis



HORÁRIO DE VERÃO TERMINA DOMINGO EM 10 ESTADOS E NO DF



A 37ª edição do horário brasileiro de verão, que começou no dia 17 de outubro de 2010, termina na passagem deste sábado para domingo, nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do País. Ao chegar às 0h de domingo, os relógios dos 10 Estados dessas regiões e do Distrito Federal deverão ser atrasados em uma hora.
Após 126 dias de vigência, o horário de verão terminará nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
De acordo com o Ministério das Minas e Energia, o horário de verão é adotado sempre nesta época do ano por causa do aumento na demanda, resultado do calor e do crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. Nesse período, os dias têm maior duração por causa da posição da terra em relação ao sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.

Histórico

O americano Benjamin Franklin foi a primeira pessoa a propor que se adiantasse os relógios para aproveitar melhor as horas de sol, em 1784, quando ainda não havia energia elétrica. Sua ideia, porém, não foi adotada pelo governo dos Estados Unidos. O primeiro país a utilizar a medida foi a Alemanha, durante a 1º Guerra Mundial.
No Brasil, o horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931, com duração de cinco meses. Até 1967 a mudança no horário ocorreu 11 vezes. Desde 1985, no entanto, a medida vem sendo adotada sem interrupções, com diferenças apenas nos Estados em que esta mudança é adotada, e no período de duração.
Em 2008, um decreto presidencial instituiu que o horário de verão vai começar sempre à 0h do terceiro domingo de outubro e vai terminar à 0h do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte.Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o fim do horário de verão é transferido para o domingo seguinte.
Atualmente, adotam o horário especial vários países da União Europeia, a maioria das nações que formavam a União Soviética, a maioria do Oriente Médio (Irã, Iraque, Síria, Líbano, Israel, Palestina), parte da Oceania (Austrália, em parte do seu território, e Nova Zelândia), a América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México), alguns da América Central (Cuba, Honduras, Guatemala, Haiti e Bahamas) e da América do Sul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile). No entanto, o período de vigência do horário de verão pode variar de acordo com o país.

Economia

Segundo dados do Ministério de Minas e Energia de 2010, anteriores à 37ª edição do horário de verão, desde 2000 a medida reduziu uma média de 4,6% na demanda por energia no horário de maior consumo (horário de "pico"), entre 18h e 21h. Isso significa que as usinas deixaram de gerar, no horário de maior carga, cerca de 2 mil megawatts a cada ano, ou 65% da demanda do Rio de Janeiro, ou 75% da de Porto Alegre.

Fonte: Terra
Edição: Antonio Luis



"CRACK" A LUTA CONTINUA


Dilma Rousseff

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quinta-feira o início de uma "luta sem quartel" contra o tráfico e consumo de crack, uma droga que, por cálculos não oficiais, é usada por 500 mil pessoas no país.
"O tamanho desta luta exige pessoas capacitadas para enfrentar o problema", disse Dilma em um ato realizado no Palácio do Planalto, no qual apresentou os planos do Governo para colocar freio na droga que "por ser barata, tem capacidade de propagação muito extensa", apontou.
A chefe de Estado indicou que o combate ao crack vai ocorrer nas frentes da prevenção, tratamento especializado, educação e repressão ao tráfico, mediante um controle mais severo das fronteiras e de uma "luta sem quartel" contra os distribuidores.
Admitiu que o aumento do consumo dessa droga no Brasil criou "um quadro extremamente preocupante no que se refere à criminalidade, a violência e a juventude", que vê "degradada sua personalidade e relações com a sociedade".
Dilma acrescentou que o "grande desafio" do crack é é que "não existe, no plano mundial, nenhum acervo de conhecimentos e metodologias para seu tratamento".
Com relação ao combate ao crack, também anunciou a criação de 46 centros de formação de profissionais da saúde e da área social, que serão especializados no tratamento de pessoas dependentes dessa e de outras drogas.
Embora não existam dados oficiais atualizados sobre o consumo de crack no Brasil, ONGs calculam que o número de usuários deve ser de cerca de 500 mil.
Uma das situações mais críticas ocorre no Rio Grande do Sul, que faz divisa com a Argentina e o Uruguai, e onde as autoridades de saúde afirmam que há ao menos 50 mil pessoas dependentes da droga.

Fonte: UOL
Edição: Antonio Luis



quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

BEBER LÍQUIDOS DURANTE ÀS REFEIÇÕES DÁ BARRIGA? CONFIRA





Você sempre ouviu dizer que não deve beber água, suco, refrigerante ou outro líquido qualquer durante as refeições porque faz mal, engorda, aumenta a barriga, mas será que é verdade? Não pode mesmo? Qual a explicação para isso? Nessa matéria vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre os mitos e verdades desse tema.

Afirmar que ingerir líquidos durante as refeições engorda ou aumenta a barriga é um mito. O que acontece é que o excesso de líquido misturado aos alimentos pode dilatar o estômago, provocando uma sensação de "inchaço abdominal", o que muitas vezes é confundido com o aumento da barriga.
Se você cultiva sempre esse hábito em todas as refeições, o seu estômago sofre essa dilatação, se torna mais "elástico". Quando o estômago está dilatado, manda uma mensagem ao cérebro avisando que ainda existem espaços vazios para serem preenchidos, então você não se sente saciado e consome mais alimentos do que normalmente seria necessário.
Esse aumento na quantidade de alimentos consumidos é que ocasionará o ganho de peso e, consequentemente, poderá contribuir para o aumento da gordura abdominal.
O maior prejuízo de se ingerir muito líquido durante as refeições está em relação a digestão. Depois da mastigação, o alimento passa pela faringe e esôfago, e vai para o estômago, onde está presente o suco gástrico, essencial para o processo de digestão.
O suco gástrico é composto, entre outras substâncias, por ácido clorídrico, pepsina e renina. A renina é uma enzima que age sobre a caseína (uma das principais proteínas do leite) e é produzida pelo estômago durante os primeiros meses de vida. O ácido clorídrico é o responsável por manter baixo o PH do estômago. E a pepsina é a enzima responsável pela quebra das proteínas.
Quando ingerimos muito líquido durante as refeições, a concentração de ácido clorídrico presente no estômago diminui e algumas enzimas são diluídas e dessa forma prejudica a digestão dos alimentos e pode ocasionar indigestão, gases e flatulências.
O excesso de líquido também poderá diminuir a absorção de alguns nutrientes, pois os alimentos passam mais rapidamente pelo intestino, local onde ocorre a absorção.
Para as pessoas que não conseguem abandonar esse costume, o tipo de líquido ingerido também é importante, os refrigerantes são mais prejudiciais, pois possuem gases que dilatam ainda mais o estômago. Nesse caso, o recomendado é que você beba água ou um suco de frutas natural.
O maior problema está na quantidade ingerida. Apesar de ser importantíssimo beber bastante líquido durante o dia (cerca de 2 litros), o ideal é que não sejam ingeridos em grande quantidade durante as refeições.
Se você não consegue ficar sem a água ou qualquer outro líquido enquanto almoça ou janta, procure não ultrapassar a quantidade de 1 copo de 200ml. E nos intervalos entre as refeições beba água a vontade.

Por:

Camila Rebouças de Castro
Nutricionista - CRN-3 14.112
Edição: Antonio Luis



O GRANDE HIT DO MOMENTO "MINHA MULHER NÃO DEIXA NÃO" CONHEÇA COMO COMEÇOU O SUCESSO

Reginaldo Alves da Silva "O Reginho" (Autor da Música)
Reginaldo Alves da Silva, 39, está batendo recordes de popularidade. Fenômenos surgidos no YouTube são muitos, mas a velocidade com a qual esse pernambucano ficou famoso no Brasil não tem antecedentes.
Em três meses, ele saiu do anonimato dos bares de Paulista, na Grande Recife, para estrelar a partir do próximo dia 25 a nova campanha do Ministério da Saúde para incentivar o uso de camisinhas no Carnaval.
"Ainda estou totalmente estarrecido", disse à Folha Reginho, como é conhecido o autor de "Minha Mulher Não Deixa Não". É o hit do verão 2011, mesmo que rádio e TV tenham demorado a detectar o furacão que a música provocava no mundo digital.
Cantor da noite há 26 anos, Reginho gravava CDs caseiros para vender nos bares em que cantava. Um deles, com o futuro sucesso, foi incluído em outro CD, de seu amigo DJ Sandro. Foi esta versão que caiu na rede.
O clipe "oficial" da canção foi gravado por amigos de Reginho, na praia de Maria Farinha (PE). Quatro rapazes, Anjo, Gal, Ponga e Mimoso, improvisaram uma coreografia para a música, passos toscos dançados na areia.

Hoje, fazem parte do grupo que acompanha Reginho, a Banda Surpresa.

Foi o bastante. Até agora exibido mais de 7 milhões de vezes no YouTube, além de pelo menos mais 5 milhões de visualizações de cópias postadas por fãs, o vídeo transformou em mania Reginho e sua canção sobre um marido que sofre com sua mulher dominadora.
"Tem algo de autobiográfico na letra, mas também é muito que que vi pelos bares da vida", conta Reginho. "É comum o fã chegar perto e desabafar frases do tipo 'Como é que você descobriu que minha vida é assim?'."
A música será uma das mais executadas do Carnaval. "Todo trio elétrico vem falar comigo que vai tocar meu sucesso", afirma Reginho, que fechou sua agenda de shows até abril.
Dando entrevista às 11h da última segunda-feira, ele contou: "Não é fácil, estou há 72 horas acordado!". Ele faz pelo menos sete apresentações em um fim de semana.
Reginho conta com bons divulgadores de sua música. Além do Aviões do Forró, que estourou com a canção e gravou clipe com o próprio autor, pesos pesados do mercado incluíram "Minha Mulher Não Deixa Não" em seus shows, como Ivete Sangalo, Alexandre Pires e o grupo Parangolé, que teve o hit do verão passado, "Rebolation"

A mesma rapidez que espalhou o hit do cantor também se registrou no surgimento de paródias e plágios.

Reginho gravou também "Calada", que é a "resposta" do marido que se impõe, cantando "vou sim, minha mulher não manda em mim".
O grupo de brega pop alagoana Los Borrachos Enamorados gravou uma canção parecida, mas Reginho não liga. "É tanta alegria por esse sucesso todo, eu recebo essas brincadeiras como elogio."
Ele se diz orgulhoso de estrelar a campanha da camisinha. "Para quem fugiu de casa aos 13 anos para cantar no circo, é muito mais do que eu poderia querer", diz, para após completar dizendo que depois de 15 dias voltou para a casa da mãe.

Fonte: Folha Online
Edição: Antonio Luis



CÂMARA DERRUBA EMENDAS E APROVA MÍNIMO DE R$ 545

Votação folgada
Com a rejeição de duas emendas que previam reajustar o salário mínimo para R$ 560 (do DEM) e R$ 600 (do PSDB), a Câmara dos Deputados aprovou integralmente, no início da madrugada desta quinta (17), o projeto de valorização do mínimo apresentado pelo governo.
Com isso, o salário mínimo, atualmente em R$ 540, passa a R$ 545. A votação foi o primeiro grande teste da capacidade de coesão da base governista na Câmara.
Para entrar em vigor, a proposta necessita agora de aprovação no Senado, onde a votação deve acontecer na próxima semana. Se os senadores introduzirem modificações, a proposta terá de voltar para a Câmara. Do contrário, será enviada para sanção presidencial.
A discussão e votação na Câmara durou quase dez horas - a ordem do dia para votação do reajuste do mínimo começou pouco antes das 15h e terminou à 0h25 desta quinta (17).
Antes da votação das emendas do PSDB e do DEM, o plenário aprovou em votação simbólica (pelos líderes das bancadas) o texto básico do projeto de lei do Executivo que estabelece diretrizes para a valorização do salário mínimo entre 2012 e 2015 e fixa em R$ 545 o valor do novo mínimo. A proposta tem como base para os reajustes o índice da inflação mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) dos dois anos anteriores.
Em seguida, foram votadas, na forma de destaque em separado, as emendas do PSDB e do DEM. A emenda dos tucanos propunha um mínimo de R$ 600. O plenário rejeitou por 376 votos contra 106 a favor da emenda e sete abstenções (conheça o voto de cada um dos deputados em relação à emenda dos R$ 600).
A emenda do DEM, que estipulava um mínimo de R$ 560, caiu por 361 votos, com 120 votos a favor e 11 abstenções (confira como cada deputado votou em relação à emenda dos R$ 560).
Ao final da votação das emendas, o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), abriu uma nova sessão extraordinária para votação de um destaque apresentado pelo deputado Roberto Freire (PPS-SP).
Freire questionava a constitucionalidade de um dos artigos do projeto do governo, segundo o qual, com a aprovação da política para o salário mínimo até 2015, o valor do mínimo nos próximos anos passará a ser fixado por decreto pelo governo, com base nos critérios estipulados pelo projeto.
Segundo Freire, com isso o Congresso perderia a prerrogativa de fixar o valor do mínimo ano a ano. Na votação, a proposta do deputado do PPS foi rejeitada por 350 votos contra, 117 a favor e duas abstenções.

Urgência

Na noite de terça (15), o projeto de lei do salário mínimo teve aprovado o regime de urgência, para que pudesse ser votado nesta quarta. Enquanto a matéria não fosse apreciada, nenhum outro projeto poderia ser votado pela Câmara.
A votação do salário mínimo foi o primeiro grande teste do governo da presidente Dilma Rousseff na Câmara. Nesta terça, o governo enviou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para defender a proposta do governo na sessão especial que a Câmara realizou para debater o tema com centrais sindicais, empresários e parlamentares.
Os ministros de Relações Institucionais, Luiz Sérgio, e da Casa Civil, Antonio Palocci, assistiram juntos à votação do salário mínimo no Palácio do Planalto. A presidente Dilma Rousseff deixou a sede de governo às 22h54, pouco depois de a proposta de R$ 600 do PSDB ser rejeitada.
O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza, disse que a base aliada mostrou unidade. “A dissidência é tão insignificante que não vale a pena discutir esse assunto. A fidelidade da base aliada está aprovada e foi testada e fortalecida nesse debate político. Não passamos por cima de ninguém. Ganhamos o debate político e ganhamos a votação”, disse.

Fonte: g1
Edição: Antonio Luis