terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Ministro das Minas e Energia diz que pelo menos três hidrelétricas do Rio Parnaíba serão iniciadas este ano

O ministro das Minas e Energia, senador Edison Lobão, disse que neste ano começará a instalação de três das cinco hidrelétricas do rio Parnaíba no Piauí.
A declaração foi feita durante entrevista exclusiva à jornalista Cínthia Lages. da Rede Meio Norte, que iniciou nesta segunda-feira (31) a cobertura , ao vivo, da posse dos deputados e senadores no Congresso Naciona. .

A transmissão da posse começa às 8h30 desta terça-feira (01) pela Rede Meio Norte.

O ministro Edison Lobão, que assumirá no Senado seu quarto mandato, garantiu que neste ano começa a construção das hidrelétricas no Piauí.

“As hidrelétricas exigem um longo tempo de estudo, de inventário, são discutidas as questões ambientais e isso se processou ao longo de 20 anos no rio Parnaíba. Estudamos detidamente o comportamento do rio, que tem apresentado variações muito grande”, falou Edison Lobão, que é senador pelo Maranhão.

Edison Lobão informou que os projetos das hidrelétricas no rio Parnaíba já estão concluídos prontos para que sejam levados à leilão público ainda este ano.

“Queremos construir se não as cinco de uma vez, mas duas ou três hidrelétricas no Piauí”, declarou.

As hidrelétricas devem produzir em torno de 500 megawatts, suficientes para abastecer todo o Estado e ajudar no abastecimento do Maranhão.

O senador Edison Lobão informou que a Refinaria de Petróleo no Maranhão, com investimentos de R$ 40 bilhões, vai empregar trabalhadores piauienses. A primeira fase da refinaria, uma das maiores do mundo, vai ser inaugurada em 2013, com a oferta de 150 mil empregos.

“Alguns piauienses se inscreveram e foram admitidos nos cursos técnicos que estão formando os técnicos que vão trabalhar na refinaria.

Fonte: MN
Edição: Antonio Luis


Nenhum comentário: