segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

CGU NO MA INVESTIGA NOTAS FISCAIS FRIAS

A Controladoria Geral da União (CGU) do Maranhão está investigando que o esquema de venda de notas fiscais para Prefeituras do Piauí, que resultou na prisão de 30 pessoas, entre elas sete prefeitos e dois ex-prefeitos, no dia 19 de janeiro, na Operação Geleira, deflagrada pela Polícia Federal (PF), também atua vendendo notas frias para Prefeituras Municipais maranhense desviarem recursos públicos federais.

O chefe da Controladoria-Regional da União no Estado do Maranhão, Roberto César de Oliveira Viegas, está recebendo denúncias de segmentos da sociedade e agentes políticos de oposição apontando indícios de uso das empresas fantasmas por alguns prefeitos do Piauí para desvio de recursos do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica) e SUS (Sistema Único de Saúde).

As empresas fantasmas ou que usavam nomes de estabelecimentos comerciais, à revelia de seus proprietários, para produzir notas fiscais frias usadas pelos prefeitos do Piauí para comprovação de despesas que não fizeram aparecem também em prestações de contas de Prefeituras Municipais do Maranhão apresentadas no Tribunal de Contas do Estado e no Tribunal de Contas da União.

As empresas que mais aparecem em prestações de contas de Prefeituras do Maranhão são as de José Matos, o Zé do Mato, Elo Comercial Artigos de Papelaria, Shift Informática, A.M.A. Costa Distribuidora, 3D Distribuidora e J.K. Papelaria.

A Polícia Federal do Piauí apurou que essas empresas eram usadas principalmente pelo esquema de desvios de recursos públicos federais por prefeito e ex-prefeito de Uruçuí, mas de muitas Prefeituras do interior do Piauí e órgãos do Governo do Estado.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) Piauí apurou que essas empresas têm endereços nas notas fiscais que não são encontrados nos locais apontados pelos documentos e venciam licitações de compra de mercadorias e de realização de obras fraudadas pelas Comissões de Licitações da Prefeitura.

Fonte: MN
Edição: Antonio Luis



Nenhum comentário: