O Banco Central modificou as normas anteriores e agora, as instituições financeiras terão de trocar as notas danificadas que, eventualmente, os correntistas tenham sacado direto de caixas eletrônicos.
"Esse procedimento deverá ocorrer imediatamente após a apresentação da cédula à instituição financeira", diz o BC, em nota divulgada hoje.
A nova circular do BC (nº 3.540) aponta que essa substituição deverá ocorrer às "expensas" da instituição financeira. A cédula danificada deverá ser encaminhada para análise e "saneamento" no BC, que vai cobrar os custos do serviço aos bancos.
Pela norma anterior, o cliente que recebia a nota danificada deveria encaminhar para o banco, para posterior investigação pelo BC.
O dinheiro somente seria trocado se o BC verificasse que a mancha (do sistema antifurto dos caixas eletrônicos) não era proveniente de dispositivo antifurto. Caso contrário, não haveria ressarcimento.
No caso de saque em terminal eletrônico, a pessoa que se deparasse com uma cédula marcada deveria retirar um extrato imediatamente para comprovar o saque, dirigirindo-se ao banco para fazer a reclamação. Essas normas, no entanto, geraram reclamações de entidades de defesa do consumidor.
Fonte: Folha.Com
Edição: Antonio Luis
"Esse procedimento deverá ocorrer imediatamente após a apresentação da cédula à instituição financeira", diz o BC, em nota divulgada hoje.
A nova circular do BC (nº 3.540) aponta que essa substituição deverá ocorrer às "expensas" da instituição financeira. A cédula danificada deverá ser encaminhada para análise e "saneamento" no BC, que vai cobrar os custos do serviço aos bancos.
Pela norma anterior, o cliente que recebia a nota danificada deveria encaminhar para o banco, para posterior investigação pelo BC.
O dinheiro somente seria trocado se o BC verificasse que a mancha (do sistema antifurto dos caixas eletrônicos) não era proveniente de dispositivo antifurto. Caso contrário, não haveria ressarcimento.
No caso de saque em terminal eletrônico, a pessoa que se deparasse com uma cédula marcada deveria retirar um extrato imediatamente para comprovar o saque, dirigirindo-se ao banco para fazer a reclamação. Essas normas, no entanto, geraram reclamações de entidades de defesa do consumidor.
Fonte: Folha.Com
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