sábado, 26 de novembro de 2011

Americanos acham substância capaz de atacar malária no fígado


Depois de pesquisar mais de 4.000 compostos químicos, uma equipe de pesquisadores nos EUA conseguiu detectar um grupo deles capaz de matar o parasita da malária no lugar onde ele costuma se esconder do sistema de defesa humano: dentro de células do fígado.
A descoberta é particularmente importante para o Brasil, pois a espécie de parasita mais disseminada no país tem uma característica particularmente desagradável: dormente no fígado, pode voltar a causar a doença semanas, meses ou anos depois da infecção inicial.
A doença é causada por seres unicelulares trazidos pela picada de mosquitos. A espécie Plasmodium falciparum é particularmente letal na África, enquanto a Plasmodium vivax é mais comum na Ásia e nas Américas.
Após a picada, os micróbios atingem o fígado em meia hora, onde se reproduzem por uma semana. Depois, podem voltar para o sangue ou permanecer dormentes no órgão.
A equipe coordenada por Elizabeth Winzeler, do Instituto de Pesquisa Scripps, da Califórnia, publicou seus resultados na revista "Science". A classe de moléculas antimalária que identificaram é chamada de IZPs.
Para que uma nova droga chegue às farmácias, ainda serão necessários alguns anos de pesquisa. "Nosso objetivo a longo prazo é criar uma caixa de ferramentas químicas e tentar estudar a biologia do parasita no fígado", afirma Winzeler.
Encontrar novas drogas capazes de atacar o plasmódio em vários estágios é importante. Como as IZPs não são semelhantes às drogas antimaláricas atuais, correm menos risco de ser afetadas pela resistência existente hoje.

Fonte: Folha.com
Edição: Antonio Luis

Nenhum comentário: