segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Corpos de 103 vítimas do voo 447 da Air France são identificados


Foram identificados os corpos de 103 vítimas que estavam no voo 447 da Air France, que saiu do Rio de Janeiro com destino a Paris e caiu no Atlântico em junho de 2009, causando a morte dos seus 228 ocupantes, dos quais 58 eram brasileiras.
A informação foi confirmada à Folha por Robert Soulas, presidente da associação "Entraide et Solidarité" que cuida da memória das vítimas.

À agência Efe, Soulas disse que as famílias das vítimas serão informadas sobre a identificação nas próximas horas, e a entrega dos corpos está prevista para as próximas duas semanas.
Através de nota, a associação disse que não fará nenhum comentário sobre o assunto e pediu a imprensa "que nestes momentos de lembrança e recolhimento preservem a intimidade das famílias, dolorosamente intimidadas por estes longos meses de espera".
No total, foram recuperados 104 corpos este ano, que se somam aos 50 encontrados no mar dias após a tragédia. O Tribunal de Grande Instância de Paris vai decidir sobre a realização de uma nova etapa de buscas para localizar o restante dos corpos.
A última fase desta operação terminou no início de junho, e de acordo com o Ministério de Transportes francês custou 6 milhões de euros (US$ 8,2 milhões).
As autoridades francesas decidiram retirar os corpos dos ocupantes do avião após comprovar que eram identificáveis a partir de testes de DNA, apesar de estarem há quase dois anos em uma profundidade de cerca de 4.000 metros.
O Escritório de Investigações e Análises (BEA), encarregado das pesquisas, divulgará no primeiro trimestre de 2012 seu relatório definitivo sobre as causas do acidente, mas as pesquisas indicam que um problema técnico impediu os pilotos de ter acesso a informações que evitariam a queda do avião.

Fonte: Folha.com
Edição: Antonio Luis

Nenhum comentário: