quarta-feira, 11 de maio de 2011

Piauí, Maranhão e Pará fazem acordo para apoiar criação do Gurguéia

Os parlamentares do Piauí e do Maranhão apoiaram a votação no Congresso a favor da realização de plebiscito no Estado do Pará sobre a divisão deste em três: Pará, Carajós e Tapajós. Para, em troca, os deputados pelo Pará ajudarem os piauienses e maranhenses a também aprovarem a realização de plebiscitos sobre divisão destes Estados. No Piauí, a criação do Estado do Gurguéia e no Maranhão, a criação do Maranhão do Sul.
A informação foi repassada ao Portal AZ pelo deputado federal Júlio César Lima (DEM). “Apoiamos eles, para em troca, eles apoiarem a divisão do Piauí e do Maranhão”, disse o parlamentar.
Os projetos que pedem a realização de plebiscito nestes estados estão em tramitação na Câmara e no Senado. Segundo informações de Júlio César, na Câmara Federal a proposta já foi aprovada por todas as comissões e aguarda votação em plenário. No Senado, encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça.
Júlio César adiantou que a intenção é aproveitar a discussão em torno do Pará para articular a votação em relação ao Piauí. “Antes de ir para votação em plenário precisamos conversar com os deputados, este é um bom momento”, frisou.
Na Assembleia Legislativa do Estado, alguns parlamentares já se mobilizam para contribuir com esta articulação, o deputado estadual Edson Ferreira disse, em entrevista à TV Antena 10, que irá a Brasília tratar sobre o assunto.

Pará

Ainda este ano a população do Pará terá que se pronunciar, em plebiscito, se aceita a divisão do estado em três unidades da federação: além do Pará, seriam criados os estados de Carajás e Tapajós. O plebiscito sobre Carajás, já aprovado pelo Senado, recebeu o aval da Câmara. O texto dá prazo à Justiça Eleitoral de até seis meses para a consulta. A proposta sobre o plebiscito em relação a Tapajós foi alterada e terá que retornar para nova votação no Senado.
O projeto prevê que Carajás tenha 39 municípios no sul e sudeste do atual estado e uma população de 1,6 milhão de habitantes; Tapajós, 27 municípios a oeste, com 1,3 milhão de moradores e o Pará, no norte, ficaria com 86 municípios e 4,6 milhões de habitantes.

Por: Daiane Rufino/Portal AZ
Edição: Antonio Luis

Nenhum comentário: