sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Explosão na sede da ONU na Nigéria mata ao menos 18


Ao menos 18 pessoas morreram nesta sexta-feira em um atentado contra a sede da ONU em Abuja, capital da Nigéria, de acordo com um porta-voz policial que participa das operações no local.

Veja fotos do ataque à ONU na Nigéria
O ataque aconteceu por volta das 11h (horário local), na zona diplomática do centro da cidade, nas proximidades com a Embaixada dos Estados Unidos. Houve uma forte explosão, que deixou o prédio em chamas.
Afolabi Sodtunde/Reuters
Equipes de resgate trabalham no local após explosão na sede da ONU em Abuja
Equipes de resgate trabalham no local após explosão na sede da ONU em Abuja
Testemunhas disseram ter visto vários corpos sendo removidos do prédio.
"Nós vimos a explosão vinda do prédio. Todas as pessoas que estavam no subsolo foram mortas. Seus corpos estão literalmente por toda a parte. Vi cinco corpos", afirmou Ocilaje Michael, um dos funcionários da ONU.
Afolabi Sodtunde/Reuters
Mulher chora após explosão que matou ao menos sete em Abuja
Mulher chora após explosão que matou ao menos sete em Abuja
Segundo a BBC, o chão do prédio da sede foi fortemente danificado e a equipe de emergência está removendo corpos dos destroços, enquanto os feridos são encaminhados a hospitais. A emissora de TV CNN afirmou que um jornalista que estava no local contou ao menos sete pessoas mortas.
"Vi corpos espalhados", disse Michael Ofilaje à BBC, funcionário do Unices (Fundo das Nações Unidas para a Infância). "Muitas pessoas morreram". Segundo ele, a explosão "ocorreu no porão e sacudiu o prédio".
Cerca de 50 pessoas foram levadas ao National Hospital da capital, confirmaram fontes do centro hospitalar à agência Efe.
A Nigéria tem sido alvo de uma onda de atentados por parte da seita radical islâmica Boko Haram, cujo nome significa "A educação ocidental é pecaminosa", no idioma hausa, falada no norte do país. Quase diariamente o grupo está por trás de atentados e tiroteios, na maioria tendo como alvo a polícia na região norte do país.
Nesta quinta-feira, um atentado do Boko Haram contra uma delegacia de polícia e ataques a bancos em uma cidade no nordeste do país deixaram 12 mortos, incluindo um policial e um soldado.
Em junho, um carro-bomba explodiu em uma unidade policial, cuja culpa foi colocada no mesmo grupo, que defende a implementação da lei islâmica, a sharia, na Nigéria.
Nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque. De acordo com uma fonte da segurança em Abuja, citada pela agência Reuters, é "provável" que o atentado seja obra do Boko Haram ou do, AQIM (Al Qaeda no Maghreb Islâmico) e é uma "séria escalada" na situação na Nigéria".
Editoria de Arte/Folhapress
Fonte: folha.com
edição: antonio luis

Nenhum comentário: