terça-feira, 18 de outubro de 2011

Cariocas entram na reta final do Brasileiro brigando pelo título

O Globo (esporteglb@oglobo.com.br)
  • R1
  • R2
  • R3
  • R4
  • R5
  • MÉDIA: 5,0
Fágner e Elton, autores dos gols da vitória do Vasco sobre o Atlético-MG - Foto: Jorge William
RIO - Dono dos dois últimos títulos nacionais (Flamengo em 2009 e Fluminense em 2010) e atual vencedor da Copa do Brasil, com o Vasco, o futebol carioca se prepara para um fim de ano especial. Faltando oito rodadas para o término do Campeonato Brasileiro, os quatro times do Rio estão na briga pela taça, e se a competição terminasse hoje todos estariam classificados para a Libertadores, um feito inédito na história.
O Vasco é o segundo colocado, com os mesmos 54 pontos do líder Corinthians, só que uma vitória a menos. Em seguida vêm Botafogo (52 pontos), Flamengo (51) e Fluminense (50). Os quatro rivais venceram suas partidas na rodada do fim de semana e chegam embalados para a reta decisiva.
O técnico Caio Júnior orienta o time do Botafogo - Foto: Ivo Gonzalez
Embora em terceiro lugar, o Botafogo pode assumir a liderança nesta quarta-feira, quando vai enfrentar o Santos em jogo adiado da 21ª rodada. Se vencer, o alvinegro carioca chegará a 55 pontos, um a mais que a dupla Corinthians e Vasco, colocando fogo na 31ª rodada, quando os três jogarão fora de casa: os corintianos pegarão o Internacional, sexto colocado; os vascaínos visitarão o Bahia; e os botafoguenses terão pela frente o Avaí.
Três cariocas brigam também pela Sul-Americana
Fred marcou cinco gols nos últimos dois jogos do Fluminense - Foto: Michel Filho
O Fluminense, que ganhou oito dos últimos 11 jogos disputados, espera repetir os bons desempenhos que têm caracterizado a equipe em momentos decisivos, como na luta contra o rebaixamento em 2009 e na conquista do título ano passado. Mas para o jogo de sábado, contra o Atlético-MG, no Engenhão, o técnico Abel Braga não poderá contar com o atacante Fred, destaque da equipe.
O Flamengo também vem de bons resultados: está invicto há sete rodadas, e venceu quatro dos últimos cinco jogos. Mas contra o Santos, domingo, no Engenhão, o técnico Vanderlei Luxemburgo não terá Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves, suspensos.
Ronaldinho Gaúcho vai desfalcar o Flamengo contra o Santos - Foto: Jorge William
Além da boa campanha no Brasileiro, três cariocas brigam também por um título internacional. Botafogo, Flamengo e Vasco estão nas oitavas de final da Copa Sul-Americana - para os dois primeiros, é mais uma chance de se classificar para a Libertadores, vaga que o Vasco já garantiu ao ganhar a Copa do Brasil.
Na Sul-Americana, Botafogo e Vasco já fizeram o jogo de ida. Os alvinegros empataram em 1 a 1 com o Independiente Santa Fé (COL), no Engenhão, e farão a partida de volta no dia 25, em Bogotá. O Vasco perdeu fora de casa para o Aurora (BOL) por 3 a 1, e tentará dar o troco no dia 26, em São Januário. Já o Flamengo faz o primeiro confronto com o Universidad de Chile nesta quarta-feira, no Engenhão, com Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves em campo. A volta será no dia 26, em santiago.
Fonte: O Globo
Edição: Antonio Luis

Nenhum comentário: