terça-feira, 18 de outubro de 2011

Lençóis de lixo hospitalar dos EUA são vendidos em PE

lixo hospitalar toritama

Uma foto divulgada pela Apevisa (Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária) mostra um galpão de tecidos na cidade de Toritama, no agreste pernambucano, vendendo lencóis e fronhas possivelmente descartados por hospitais dos Estados Unidos.

O Instituto de Criminalística do Recife recebeu nesta segunda-feira (17) amostras para análise do lixo hospitalar apreendido em contêineres vindos dos Estados Unidos , no Porto de Suape, no município de Ipojuca, em Pernambuco. A perícia deverá comprovar ou não se as manchas nos tecidos são de sangue.
Nesta segunda também deverá ser divulgado o nome do delegado que irá investigar o caso. O Ministério Público Federal de Pernambuco e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária ) também acompanham o caso.

Duas cargas foram apreendidas até o momento. Na terça-feira (11), foi encontrado primeiro contêiner, com 23 toneladas de lençóis sujos, seringas, luvas usadas e cateteres. O segundo, na quinta-feira (13), com o mesmo peso, continha lençóis, fronhas, toalhas de banho, batas, pijamas e roupas de bebê com identificação de vários hospitais norte-americanos.
Os materiais embarcaram no Porto de Charleston, na Carolina do Sul, e foram importados por uma empresa de Santa Cruz do Capibaribe, município do polo têxtil pernambucano, no agreste. 

A documentação das cargas dos dois contêineres apreendidos indicava se tratar de "tecido de algodão com defeito". Ainda não foi decidido se o lixo será devolvido aos EUA ou se será destruído.
Fonte: R7
Edição: Antonio Luis

Nenhum comentário: