terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Com ajuda da Interpol, Fifa anuncia medidas contra corrupção


A Fifa anunciou nesta terça-feira uma série de medidas para lutar contra a corrupção no futebol, especialmente a manipulação de resultados. A entidade vai contar com o apoio da Interpol (polícia internacional) para instaurar programas de proteção para os informantes

Fabrice Coffrini - 9.jan.12/France Presse
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, durante festa da entidade
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, durante festa da entidade
"O futebol enfrenta atualmente dificuldades sem precedentes em relação às partidas manipuladas, cujos efeitos se ressentem em nível nacional, regional e internacional", disse a instituição em comunicado.
"Essas práticas criminosas danificam a integridade da Fifa e a reputação dos organismos dirigentes do futebol", ressaltou a federação internacional, que se viu obrigada a tomar a iniciativa pelos escândalos divulgados no ano passado na Itália e na Turquia.
"A maior ameaça vem agora mesmo dos criminosos que conspiram e conseguem algumas vezes manipular os encontros internacionais de futebol", prosseguiu a Fifa.
Com o objetivo de enfrentar essas práticas, vinculadas às apostas esportivas ilegais, a organização quer criar neste ano um sistema de alerta avançado que permita detectar com antecedência os riscos de fraude.
Jean-Christophe Bott - 7.jan.12/Associated Press
Torcedores do suíço Sion protestam e acusam o presidente da Fifa de corrupção
Torcedores do suíço Sion protestam e acusam o presidente da Fifa de corrupção
A Fifa também se apoiará na polícia internacional Interpol, nos agentes nacionais e em seus próprios meios para combater as partidas manipuladas. Neste ano, a organização prevê realizar investigações na Ásia, América e Oriente Médio.
A Fifa quer uma anistia por meio de um programa de proteção para as fontes que revelem partidas fraudadas e um número de telefone dedicado exclusivamente a denunciar de maneira anônima essas partidas.
A entidade também deseja colocar em funcionamento uma iniciativa de reabilitação para os jogadores, funcionários e técnicos administrativos comprometidos com esses casos.

Fonte: Folha.com
Edição: Antonio Luis

Nenhum comentário: