sábado, 21 de janeiro de 2012

Rivais de Obama disputam 3º round de prévias para escolher candidato


Partido Republicano assiste a disputa de primária na Carolina do Sul.
Mitt Romney e Newt Gingrich aparecem empatados nas pesquisas.

Do G1, em São Paulo
1 comentário

A disputa interna do Partido Republicano dos Estados Unidos para definir quem vai concorrer com Barack Obama pela Presidência do país tem sua terceira rodada neste sábado (21), nas primárias do estado da Carolina do Sul. Após duas eleições prévias, em Iowa e New Hampshire, a disputa se reduziu a apenas quatro candidatos, mas ainda não há sinais claros de uma decisão final por parte dos republicanos, que podem realizar votações internas em todos os 50 estados do país. Segundo pesquisas de intenção de voto na Carolina do Sul, os eleitores do estado estão divididos entre Mitt Romney e Newt Gingrich. O resultado deve ser apertado e pode mudar o rumo da campanha republicana.
Romney, que é empresário e ex-governador de Massachusetts, ainda tem amplo favoritismo para se tornar o candidato do partido à Casa Branca. Mesmo assim, ele viu sua liderança indicada pelas pesquisas para primária deste sábado encolher, e já chega a aparecer em segundo lugar, perdendo para Gingrich, segundo algumas sondagens.
A primária da Carolina do Sul acontece em formato de votação aberta - ao contrário dos caucus, que são assembleias comunitárias. O eleitorado do estado tem perfil conservador e bem alinhado com a mentalidade republicana, o que dá ainda mais importância à decisão.
entenda as eleições nos eua 20/01 (Foto: Editoria de Arte / G1)
Após ser declarado vencedor no caucus de Iowa (o que foi mais tarde foi negado) e ganhar a primária de New Hamshire, Romney via as pesquisas apontarem que as primárias da Carolina do Sul, um estado sulista de perfil muito conservador, iam deixá-lo até 20 pontos à frente dos seus concorrentes, consolidando seu favoritismo. Mas as últimas pesquisas sobre intenções de voto no estado refletem um empate entre Romney, o mais moderado dos pré-candidatos, e o ex-presidente da Câmara de Deputados Newt Gingrich. Segundo o portal RealClearPolitics, que elabora uma média diária das principais pesquisas, Gingrich tem 32,5% das intenções de voto, e Romney 31,5%.
Uma vitória de Romney por ampla vantagem poderia levar o partido a tomar uma decisão antecipada, deixando os outros pré-candidatos de lado e abrindo a campanha aberta contra Obama. Se ele ganhar por uma pequena diferença, ou se for derrotado por Gingrich, entretanto, a disputa interna pode se prolongar e se tornar mais acirrada a cada estado em que os republicanos disputam.
Gingrich, que já chegou a liderar as pesquisas nacionais do partido, mas havia perdido apoio, foi adquirindo força ao longo da semana, especialmente após uma boa participação em um debate na TV. Desde quinta-feira (18) ele passou ainda a ter o apoio do governador do Texas, Rick Perry, que se retirou da disputa da qual sairá o candidato republicano. No entanto, Gingrich pode sentir a fatura de uma polêmica entrevista concedida à emissora 'ABC' por sua segunda mulher, Marianne Gingrich, na qual ela afirmou que seu marido lhe propôs "um casamento aberto" para poder manter uma relação com sua então amante e agora esposa, Calista.
Os outros dois candidatos em disputa, Santorum e o congressista de ideologia libertária Ron Paul, não têm grandes chances de ganhar na Carolina do Sul, segundo as pesquisas.
Resultado corrigido
O comitê do Partido Republicano em Iowa declarou na última quinta-feira (19) que o ex-senadorRick Santorum venceu o caucus, segundo os resultados definitivos. O resultado divergiu do que havia sido divulgado anteriormente, quando o ex-governador de Massachussetts Mitt Romney foi declarado vencedor por diferença de 8 votos. Segundo a contagem final, Santorum recebeu 29.839 votos, enquanto Romney teve 29.805, em uma diferença de 34 votos. Iowa foi o Estado que deu início à disputa pela indicação do Partido Republicano à Presidência dos EUA.
O caucus de Iowa é uma eleição em formato de assembleias espalhadas por todo o estado, em que os eleitores indicam sua escolha por diferentes formas, o que dificulta a contagem formal dos votos. A importância política da prévia eleitoral do pequeno estado rural, entretanto, está menos na conquista de um maior número de votos e mais no fato de ser a estreia na disputa política do partido - impulsionando a campanha dos vencedores a conquistar mais votos nas primárias que acontecem em seguida. Romney foi declarado o vencedor e conseguiu ganhar também a prévia seguinte, em New Hampshire. Santorum apareceu como "azarão" em Iowa e conseguiu maior destaque nas pesquisas de intenção de voto nacionalmente desde então.
Pela organização das prévias eleitorais das eleições americanas, os candidatos disputam votações em todos os estados. Assim como na eleição presidencial, o processo é indireto, e "delegados" são eleitos para representar o candidato escolhido em uma convenção que vai ser realizada no segundo semestre. No caso de Iowa, além de serem poucos delegados (normalmente definidos em função da população do estado), eles são divididos de forma proporcional ao número de votos, o que faz com que um empate técnico entre dois candidatos não faça muita diferença em relação ao número total de delegados conquistados.
Debate
Dois dias antes da primária deste sábado, os pré-candidatos republicanos se enfrentaram em um debate na TV. Duas horas de "bate-boca" encerraram um dos dias mais tumultuados da campanha, em que o governador do Texas, Rick Perry, desistiu da candidatura, e o Estado de Iowa indicou um novo vencedor da sua votação, feita há três semanas.
Durante o debate, Gingrich se ofendeu com uma pergunta feita pelo moderador John King sobre seu casamento anterior. "Acho que a natureza perturbadora, maldosa e negativa da imprensa dificulta governar este país", fulminou Gingrich. "Estou horrorizado por você começar um debate presidencial com um assunto como esse."
Enquanto isso, Romney voltou a ser pressionado a divulgar seus rendimentos, após passar vários dias sendo criticado por pagar apenas 15% de imposto de renda. Ele foi vaiado ao dizer que "talvez" divulgue declarações de rendimentos abrangendo vários anos. Numa provocação ao líder nas pesquisas, o comitê de Gingrich divulgou a mais recente declaração de imposto dele horas antes do debate.
Os principais pré-candidatos
Empresário e ex-governador do estado de Massachusetts, Romney foi derrotado por John McCain nas primárias republicanas de 2008 e vem sendo apontado como favorito para representar o partido em 2012. Ele tem 64 anos e lançou a pré-candidatura em junho com um discurso econômico duro, dizendo que Obama "faliu a América". Apesar de ter acenado apoio ao movimento consevador Tea Party, Romney tem um dos projetos mais ao centro entre os principais pré-candidatos.
O principal obstáculo de Romney pode ser seu apoio como governador a um programa de saúde em Massachusetts que se tornou um modelo para a reforma do sistema de saúde de Obama. Muitos republicanos são contra essas reformas. O fato de Romney ser mórmon também pode ser um impedimento para conquistar votos de cristãos evangélicos do sul. Sobre ele pesa a fama de ser "duas-caras", depois que mudou de posição em questões como aborto, direitos dos gays e controle de armas em sua pré-candidatura presidencial em 2008, depois de governar Massachusetts mais ao centro.
Já Gingrich, ex-presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, foi o primeiro a oficializar a pré-candidatura no Partido Republicano, em maio. Aos 67 anos, ele é um conservador famoso por batalhas sobre Orçamento com o ex-presidente Bill Clinton, quando era presidente da Câmara, na década de 1990. Ele também tem sido um crítico feroz do governo de Obama, principalmente de sua 
reforma da saúde.
calendário prévias eleições eua 20/01 (Foto: Editoria de Arte / G1)

Fonte: G1
Edição: Antonio Luis

Nenhum comentário: