quarta-feira, 6 de julho de 2011

Jequiti, de Silvio Santos, recebe duas propostas de compra

Depois de vender o Banco Panamericano, a Braspag e a rede Lojas do Baú Crediário, o Grupo Silvo Santos avalia duas propostas para se desfazer da Jequiti, empresa de venda direta de cosméticos e considerada a "joia da coroa" do conglomerado. Entre os candidatos a bater o martelo estariam um fundo de investimentos e O Boticário.
Segundo fontes que acompanham de perto as negociações, O Boticário estaria interessado em comprar 100% da empresa, o que envolve a marca Jequiti, a formulação dos produtos e uma rede de 160 mil revendedoras, já que a produção da marca é terceirizada. A empresa é avaliada em cerca de R$ 1 bilhão.
A compra da Jequiti faria sentido para O Boticário, que em fevereiro estreou no mercado de venda direta de cosméticos populares com a marca Eudora. A empresa, no entanto, informa, por meio de sua assessoria, que as informações sobre uma provável negociação "não procedem".
O outro candidato a arrematar a companhia seria um fundo de investimento. Nesse caso, a proposta seria para comprar uma parcela da empresa, entre 30% e 40%, e ter o Grupo Silvio Santos como sócio. O plano dos investidores seria construir um fábrica para produzir a marca, valorizar o negócio e, posteriormente, abrir o capital da empresa no mercado.
Guilherme Stoliar, presidente do Grupo Silvio Santos, informa por meio de sua assessoria de imprensa, que "não existe proposta formal para compra e que o Grupo não tem interesse de vender a Jequiti".
Revisão. Mas interlocutores que acompanham de perto a empresa observam que as duas propostas estariam na mesa da direção do Grupo que, nos últimos tempos, reviu suas posições e agora estaria disposto a se desfazer parcialmente ou totalmente da companhia. Com os recursos obtidos da transação, o Grupo Silvio Santos conseguiria quitar dívidas e capitalizar as outras empresas, como o SBT, a Telesena e a construtora Sisan.
Quando foi descoberta a fraude bilionária no fim do ano passado no Banco Panamericano, as gigantes do setor de venda diretas de cosméticos tentaram arrematar a empresa, considerando que a necessidade do Grupo de fazer caixa para cobrir o rombo facilitaria as negociações. "Elas queriam comprar a Jequiti como galinha morta", diz uma fonte.
Na época, Lásaro do Carmo Jr, diretor-superintendente da companhia, disse ao Estado que "todo mundo está de olho na Jequiti: fundos de investimento e empresas concorrentes. No momento a empresa não está à venda. Temos solidez e queremos alçar voos maiores".
Fundada em 2006, a empresa tem como foco a venda direta de cosméticos populares e faturou em 2010 cerca de R$ 400 milhões. O diferencial da companhia é o canal de comunicação. Semanalmente, existe um programa no SBT, batizado de Roda Roda Jequiti, no qual clientes e revendedoras ganham prêmios. O outro diferencial é o empresário Silvio Santos que sabe, como poucos, o que quer a classe C.

Fonte: Estadão
Edição: Antonio Luis

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