sexta-feira, 15 de julho de 2011

Metade das cidades tem denúncias de exploração de crianças

Em metade dos municípios brasileiros há registros de denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes, de acordo com levantamento divulgado nesta sexta-feira pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
Segundo o mapeamento, realizado em maio em parceria com o Grupo de Pesquisa sobre a Violência e Exploração Sexual das Mulheres, Crianças e Adolescentes da UnB (Universidade de Brasília), as regiões Centro-Oeste e Nordeste são as que mais denunciam casos de exploração pelo Disque 100, número nacional por meio do qual é possível fazer denúncias anônimas.
Para a secretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmem Oliveira, o aumento do número de denúncias se deve à maior conscientização da população sobre a importância de denunciar e proteger as crianças.
Carmen afirma ainda que o governo terá atenção especial com as cidades que têm grandes obras em andamento, por atraírem muitos homens desacompanhados das famílias. Na maioria das vezes, os municípios têm pouca estrutura para combater esse tipo de exploração, segundo a secretária.
"Temos evidência que, no contexto das grandes obras, aumentam os casos de violação porque há uma imigração que equivale ao número da população que já existe no município, que não dá conta da nova demanda. Rapidamente se instaura um mercado de prostituição nesses canteiros", disse a secretária em seminário sobre a participação do setor privado no combate à exploração.
Segundo ela, os municípios com maior número de denúncias são, justamente, os que recebem a menor cobertura de programas de combate à exploração sexual.
Carmen Oliveira explicou que o levantamento servirá de subsídio para a secretaria combater a exploração sexual em quatro frentes: Copa-2014, grandes obras (principalmente de usinas hidrelétricas), rodovias e fronteiras.
A secretária ainda informou que as 12 capitais que vão receber jogos da Copa estão entre as cem cidades com maior número de casos de exploração sexual de crianças e adolescentes.

Fonte: Folha.com
Edição: Antonio Luis

Nenhum comentário: