quarta-feira, 13 de julho de 2011

TRAGÉDIA EM RECIFE: AVIÃO CAI E MATA DEZESSEIS PESSOAS

Um avião bimotor da Noar Linhas Áreas que caiu na manhã desta quarta-feira em Recife, matando os 16 ocupantes, caiu apenas três minutos após decolar do aeroporto Gilberto Freyre.
O Comando da Aeronáutica informou a cronologia das ocorrências com o bimotor turbo-hélice L410, modelo também conhecido como LET:
6h51min00s: Decolagem da pista 18 do aeroporto de Recife
6h51min55s: O piloto informou à torre de controle que a aeronave apresentava problema e que tentaria pousar na cabeceira 36, no sentido contrário ao da decolagem
6h53min57s: O piloto informou que não chegaria à pista e que tentaria pousar na praia de Boa Viagem
6h54min18s: Perda do sinal da aeronave na tela do radar
O Seripa 2 (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), da Aeronáutica, já iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente, a fim de prevenir futuras ocorrências.
O avião seguiria para a cidade de Mossoró (RN), com escala em Natal. A área onde o avião caiu fica em um bairro residencial de classe alta, próximo da divisa com Jaboatão dos Guararapes. No terreno estava montado um circo há cerca de duas semanas.
O segurança do terreno, Erandir Rodrigues da Silva, 42, estava no local no momento da queda e afirmou ter visto duas explosões após a queda. "Vi uma mulher na janela pedindo ajuda. Depois explodiu. Não deu pra fazer nada", afirmou.
No plano de voo foi informada a presença de 16 pessoas a bordo, sendo 14 passageiros e 2 tripulantes. A informação foi confirmada em contato com a torre de controle, antes da decolagem. A aeronave tem capacidade para 19 ocupantes.
Segundo os registros da aeronave na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), ela estava habilitada para voo e em dia com as certificações. O Relatório de Condição de Aeronavegabilidade venceria apenas em 2013.
A Noar Linhas Aéreas suspendeu todos os voos previstos para esta quarta-feira. Segundo a empresa, os passageiros com voos marcados já estão sendo remanejados para voos de outras companhias aéreas. A Noar, que opera voos regionais no Nordeste há pouco mais de um ano, realiza 278 voos por semana.
A empresa afirma que sua prioridade é prestar o atendimento aos familiares das vítimas, e que está disponibilizando transporte, hospedagem e acompanhamento de médicos e psicólogos.


Fonte: Folha.com
Edição: Antonio Luis

Nenhum comentário: